Na década de 80, Osmar Júnior, Zé Miguel, Amadeu Cavalcante e Val Milhomem iniciaram o Movimento Costa Norte, que reconheceu a música produzida no Amapá como legítima identificação do povo. Estes quatro artistas estarão no palco do Luau na Samaúma, que retorna nesta sexta-feira, 27, após três anos de intervalo, uma volta que será marcada pela autenticidade amazônica, alegria, incentivo ao empreendedorismo e ao turismo, e variedade artística. O Luau será na praça da Samaúma, em frente à Procuradoria-Geral do Ministério Público do Amapá, no Araxá.
O retorno do Luau da Samaúma integra a programação Amapá 80 Anos. Sua primeira edição foi em 2017, para promover a aproximação do Ministério Público com a população, acesso à cultura, lazer e entretenimento, e também para fomentar a economia criativa, trazendo para a praça, no final das tardes de verão amazônico, centenas de pessoas que aproveitam a programação, que se destina a todas as idades.
Em 2023, o Luau na Samaúma terá duas edições. A primeira celebra os 80 anos de criação do Território Federal do Amapá e a segunda, em dezembro, é a tradicional natalina, quando a samaúma, que dá nome à praça e ao luau, terá seus mais de 80 anos comemorados.
Osmar Júnior, Zé Miguel, Amadeu Cavalcante e Val Milhomem
O Movimento Costa Norte é formado por esse conjunto de artistas que se uniram no final dos anos 70 para participar de festivais de música e, na década seguinte, consolidaram-se como os responsáveis por conquistar um público mais exigente e, ao mesmo tempo, variado para os shows. No repertório, canções autorais, em parceria ou solo, de apelo regional, que falam do cotidiano, meio ambiente, paixões e cultura amazônica, inspirado no sentimento de orgulho assumido por ser do Amapá.
Dezenas de shows realizados, e os artistas, em paralelo ao Costa Norte, seguiram suas carreiras independentes e participaram de outras formações, como Planeta Amapari e Senzalas, que são considerados frutos do Movimento.
Durante a pandemia da COVID-19 os músicos se reuniram para uma live e retornam agora aos palcos no Luau da Samaúma.
Para o show no Luau da Samaúma os músicos estão preparando o repertório com canções que fazem parte da história e memória dos amapaenses. “Será para dançar sozinho ou colado e relembrar de muitas coisas bacanas que já foram produzidas em terras tucuju, que agora, com incentivo como o Luau da Samaúma, voltam a ter espaço e público neste ambiente que é de pura energia e inspiração”, comemora Zé Miguel.
Acompanhe a programação
O Luau da Samaúma inicia às 17h, e a praça será uma vitrine da gastronomia, empreendedorismo, artes, literatura, poesia, e atividades infantis. No palco, além do Movimento Costa Norte, apresentam-se o maestro Nonato Leal e o grupo Raízes do Bolão, com batuque e marabaixo. O SEBRAE é o responsável pela Praça de Alimentação e a oficina de Mini Chefs.
17h – Exposição de artes visuais
17h – Tenda literária com exposição e comercialização de livros e declamações poéticas com a Associação Literária do estado do Amapá (Alieap), Movimento Poesia da Boca da Noite e As Juremas
17h – Contação de história com Eugênia Mesquita
17h30 – Espetáculo musical infantil ‘Entrei na Roda’, com Vanea Ávlis e Anthony Barbosa;
19h – Cortejo artístico
19h30 – Banda musical do Corpo de Bombeiros Militar
20h – Show ‘Movimento Costa Norte’, com Amadeu Cavalcante, Zé Miguel, Osmar Júnior e Val Milhomem
21h – Show com o mestre Nonato Leal
22h – Grupo de Batuque Raízes do Bolão

