A Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá, realizará na segunda-feira (23), o Júri Popular do major da reserva da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), Joaquim Pereira da Silva, réu pelo homicídio do tenente da PM/AP, Kleber dos Santos Santana. Seis testemunhadas foram arroladas pela acusação e cinco pela defesa. Com início previsto para às 8h.
De acordo com os autos do processo, em 24 de fevereiro de 2022, em um cruzamento no Centro de Macapá, a vítima estava com o filho de quatro anos no banco de trás do carro, quando foi atingida com disparos efetuados pelo major da reserva, Joaquim Pereira da Silva, conhecido como “Xamã”.
A autoria do crime teria sido comprovada por depoimentos de testemunhas do fato, imagens de câmeras de segurança e a confissão do réu.
O réu cumpre, desde o dia 23 de março, prisão preventiva por decisão da magistrada Lívia Freitas. Xamã responde à ação penal pelos crimes de homicídio contra Kleber Santana, e de tentativa de homicídio doloso contra o filho do policial morto.
A defesa do major discorda dos fatos narrados pela acusação e alega legítima defesa. Na versão do réu, a vítima teria apontado uma arma de fogo em sua direção.

