Recentemente, diversos países têm registrado casos de pessoas diagnosticadas com “varíola de macaco”, doença viral rara causada pelo vírus da varíola símia. O alerta e os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus e outras doenças infecciosas precisam ser mantidos pela população. Porém, nos últimos dias diversos Estados do Brasil registraram a presença da doença.
A Secretaria de Saúde do Pará (SESPA) investigava desde sábado (30) uma paciente com suspeita de varíola do macaco na capital paraense. A paciente trata-se de uma mulher que passou um período na cidade de Zurique, na Suíça, local onde há muitos registros da patologia.
Ela deu entrada em um hospital particular em Belém no último sábado (30) apresentando os sintomas semelhantes da doença. Em nota enviada ao DOL, a Unimed, operadora responsável pelo hospital, confirmou que a paciente deu entrada na unidade de saúde e que obteve atendimento adequado e todas as autoridades sanitárias foram imediatamente notificadas sobre o caso.
Ainda segundo a nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) realizou a coleta de material para confirmar ou descartar a infecção pela doença.