Nos dias 4 e 5 de abril a Polícia Federal, com o apoio do Exército Brasileiro, Polícia Militar do Amapá (COE/BOPE), GAECO e IBAMA, deflagraram a Operação Águas de Prata, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão, em um garimpo conhecido como São Domingos, localizado no município de Pedra Branca do Amapari, no interior do Amapá.
Foi divulgado neste sábado o resultado da ação, que apreendeu e destruiu 4 escavadeiras hidráulicas avaliadas em cerca de R$ 2 milhões, alem de 5 motores-bomba.
A investigação identificou que a área não tem permissão para extração do minério.
Foi necessário organizar uma força tarefa para chegar até o local sem causar suspeitas. O local estava abandonado e por isso ninguém foi preso.
A Justiça Federal autorizou a destruição do maquinário utilizado na extração ilegal. Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da união e extração de minérios. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 10 anos de reclusão e pagamento de multa.

