Pela primeira vez, Macapá teve uma Caminhada Down, na tarde deste sábado (25). O evento que contou com o apoio da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SMDH), teve o objetivo de sensibilizar a sociedade para uma reflexão sobre a importância da pessoa com síndrome de down, e potencializar a visibilidade de cada um.
O secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, ressaltou a importância do tema: “Conosco, não por nós”. Ele destacou a luta por direitos e políticas públicas.
“A campanha visa dar o protagonismo a todas as pessoas com síndrome de down, e compartilhar com elas, junto aos pais, à sociedade e às instituições públicas, a luta por direitos e garantias, na busca execução das políticas públicas efetivas, pois todas essas pessoas podem contribuir com a sociedade”, destacou o secretário.
No Mercado Central, as crianças brincaram num quebra-cabeça gigante, pintaram o rosto com desenhos infantis bem coloridos. A fila para pintura estava grande, e os voluntários vestidos de palhaços foram a atração para a molecada. Centenas de pessoas participaram da programação, entre pais, amigos e pessoas com síndrome de down: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
A ideia partiu da mãe do Victor, de 13 anos, Ângela Maximim. Devido seu filho ser uma pessoa com síndrome de down, ela buscou a secretaria de Direitos Humanos para que juntos pudessem abraçar a causa dessa comunidade que merece ser protagonista na educação, no mercado de trabalho, na saúde e no lazer.

