No Amapá, o mês de março deve ser o mais chuvoso, marcando o ápice do chamado inverno amazônico. É o que aponta o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (NHMet), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).
O coordenador da Cedec, coronel Alexandre Veríssimo, destacou que na Região Metropolitana da capital, que abrange os municípios de Macapá, Santana e Mazagão, não foram registradas ocorrências graves relacionadas às chuvas. A região sul do Amapá, onde ficam os municípios de Laranjal e Vitória do Jari, também está dentro da normalidade.
“Desde o início do ano, buscamos atuar em conjunto com os municípios e com diversas secretarias para agir rapidamente em eventuais acontecimentos naturais referentes ao período chuvoso em nosso estado, levando ajuda e assistência, assim que necessário”, garantiu o coordenador.
Prevenção e cuidados
A Defesa Civil do Amapá aponta alguns cuidados para manter a segurança de todos durante as chuvas:
- Não jogar lixo nas ruas e em canais;
- Quando chover, não trafegar por ruas alagadas;
- Caso esteja a pé, não tente atravessar ruas totalmente alagadas;
- Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados, tanto em via pública quanto em casa;
- Não permaneça em áreas abertas, em locais altos, como no topo de prédios, ou em baixo de árvores, pois o risco de ser atingido por raios aumenta potencialmente;
- Em casa, em caso de inundações, desligue a rede elétrica para evitar acidentes;
- Saia de casa em segurança tendo cuidado especial com crianças e idosos.
- Em caso de emergências, o cidadão deve ligar para a Defesa Civil, no 193.

