“Sucuriju” foi ritmista, passista e mestre-sala, além de ajudar a fundar a Escola de Samba Império da Zona Norte, que antes se chamava Jardim Felicidade, bairro que foi o reduto do Rei Momo. Ele chegou a ser homenageado pela agremiação no carnaval de 2010.
O presidente da agremiação, Patrik William, informou que o velório deve acontecer na residência de “Sucuriju”, na Rua Paula Ramos da Fonseca, nº 576, bairro Jardim Felicidade. O sepultamento será no sábado (4).
“A Águia Imperial está de luto. Ele morreu na casa da companheira. Estamos aguardando os procedimentos para dar início ao velório. O Rei Momo amapaense foi eleito para o posto em 2003 e desde então nunca mais deixou o trono”, disse, emocionado.
Amor pelo carnaval
Em uma entrevista ao portal G1, em 2014, o Rei Momo contou que desfilou pela primeira vez no carnaval aos 9 anos de idade. De lá pra cá, sua maior paixão era a escola de samba fundada por ele, a Império da Zona Norte. “Gosto até mais que do Vasco”, brincava, referindo-se ao time do coração.
Mas, antes de fundar a agremiação, ele frequentava a escola de samba Boêmios do Laguinho, onde a carreira de sambista começou. A mudança ocorreu por causa da troca de bairro do Laguinho, no centro de Macapá, para o Jardim Felicidade, na zona norte.
Mesmo desfilando há tantos anos, ele dizia que as “lágrimas ainda escorriam pelo rosto” toda vez que entrava na Avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo. “Ainda me emociono”, contava.
A Liga das Escolas de Samba Amapá (Liesap), agremiações e autoridades divulgaram nota de pesar nas redes sociais. Confira:
Liesap
O Carnaval Amapaense está de luto!
Hoje perdemos o nosso querido Rei Momo do Carnaval amapaense, Raimundo Tavares, o “Sucuriju”, aos 68 anos. Seu sorriso largo ficará para sempre em nossas memórias.
Rei Momo desde 2003, sua trajetória se confunde com a do Carnaval amapaense. Iniciou no samba aos nove anos de idade. Sucuriju foi ritmista, passista e um dos melhores Mestres-Sala do Amapá.
Nossos sentimos à comunidade da Império da Zona Norte da qual foi o principal idealizador, quando ainda se chamava Jardim Felicidade.
Piratas da Batucada
Amapaense o Rei Momo Mestre Sucuriju.
A Presidência de Piratas da Batucada junto de toda sua diretoria lamenta com grande e profunda lástima sua partida e desde já deseja votos de conforto, força e fé aos seus familiares, amigos e toda comunidade do Samba do Estado do Amapá.
“Que haja conforto em saber que alguém da sua grandeza nunca será esquecido!” ️
Maracatu da Favela
É com muita tristeza que a Maracatu da Favela recebe a notícia do falecimento de Raimundo Tavares, nosso Rei Momo do Carnaval, “Sucuriju”.
Sua história e seu legado no carnaval ficarão para sempre guardada na memória de cada sambista amapaense. Todo seu charme na arte e bailado de mestre-sala, sua defesa pelo povo negro do Amapá e seus ensinamentos, são dignos de todas as homenagens.
Neste momento de dor, externamos nossas condolências aos familiares e amigos de Rei Sucuriju, e que Deus pai em sua misericórdia, possa recebe-lo com sua divina luz.
Descanse em Paz, Rei!
A Diretoria Maracatu da Favela
A Nação Negra está de Luto!
É com imensa tristeza que a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho recebe a notícia do falecimento do Rei Momo do carnaval amapaense, Raimundo Tavares. Sucuriju faz parte da história de cada carnavalesco deste estado e por muitos anos defendeu nosso pavilhão.
Aqui, nós sempre honraremos a sua memória e elevamos nossas homenagens a esta grande personalidade. Descanse em Paz, Rei Sucuriju.
Danniela Ramos
Presidente
Piratas Estilizados
RAIMUNDO TAVARES (SUCURIJU)
É com grande tristeza que recebemos a notícia de falecimento do nosso querido Rei Sucuriju, o Rei Momo do Carnaval Amapaense.
Neste momento de dor e sofrimento prestamos nossas condolências aos familiares e amigos. Deus lhe conceda o descanso merecido e console os corações enlutados.
Atenciosamente,
Grêmio Recreativo Escola de Samba Piratas Estilizados
Governo do Amapá
Perdemos na tarde desta sexta-feira, 3, as véspera do aniversário de Macapá e do Carnaval, o nosso rei da folia, Raimundo Tavares, 68 anos, o Rei Momo do Carnaval amapaense, carinhosamente conhecido como Sucuriju.
Figura marcante da quadra carnavalesca, herdou o trono do saudoso Sacaca, em 2003, e neste ano completaria duas décadas como majestade do nosso carnaval, uma história que se confunde com o enredo do carnaval amapaense.
Desfilou desde criança na Avenida FAB. Foi ritmista, passista e um dos melhores mestres-salas do Amapá. Também foi fundador da escola de Samba Jardim Felicidade, hoje Império da Zona Norte.
Em 2020, tive a honra de entregar ao rei, a chave da cidade, na abertura do carnaval, quando fui prefeito de Macapá. Infelizmente, foi o ano do último carnaval em que nosso rei pode participar da festa que ele tanto fazia questão de estar presente.
Sucuriju vai deixar saudades e um legado de amor e dedicação à cultura amapaense. Minhas profundas condolências aos familiares e amigos. Descanse em paz, nosso eterno rei!
Clécio Luís, governador do Amapá
Prefeitura de Macapá
É com tristeza que recebo a notícia do falecimento do Raimundo Tavares, seu Sucuriju, o Rei Momo do Carnaval Amapaense.
Minhas sinceras condolências e carinho à família nesse momento tão difícil da perda de um ente querido.
Que Deus leve conforto e paz a cada familiar e amigo.
Dr. Furlan, prefeito de Macapá

