Mortes violentas, com características de execuções, foram registradas entre às 18h de domingo (22) e 2h da madrugada desta segunda-feira (23), em Macapá. A capital enfrenta uma série de homicídios “sob encomenda” após guerra declarada entre facções criminosas que disputam o tráfico de drogas no estado.
A primeira morte aconteceu por volta das 18h de domingo, no bairro Araxá, na zona sul da capital. Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros depois de ser jogado para fora de um carro na Terceira Avenida do Araxá. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito.
Às 20h30 aconteceu o segundo homicídio, na Avenida Pau Mulato, no bairro Ypê, zona norte de Macapá. Hélio de Melo Pinheiro, de 25 anos, foi executado com disparo de arma de fogo por dois homens.
Na zona sul, um homem não identificado foi esfaqueado na praça do Residencial Jardim Açucena por volta das 23h. O Samu chegou a ser chamado, mas a vítima morreu antes do socorro. O suspeito não foi localizado.
Na madrugada desta segunda-feira (23), um homem foi executado com tiros na cabeça, dentro de um carro estacionado no Canal das Pedrinhas, no bairro Jardim Marco Zero, na zona sul. A vítima, que não foi identificada até o fechamento da ocorrência, foi encontrada por volta das 2h.
Investigação
Os casos são investigados pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa (Decipe), com o apoio das forças de segurança do estado, que estão realizando várias operações dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), de onde teriam saído as ordens para as execuções.
Em três operações realizadas dentro do presídio em menos de suas semanas, foram apreendidos mais de 60 celulares que estavam escondidos nas celas. Os aparelhos estão sendo periciados pela Polícia Federal (PF) para identificar os envolvidos.
A série de homicídios se intensificou desde o dia 10 de janeiro, quando cinco pessoas foram mortas em menos de 3h. A Inteligência da Polícia Civil monitora as organizações e montou uma estratégia de combate as ações criminosas nos dois municípios, com reforço no policiamento ostensivo.
Saiba mais
Cinco mortes registradas em Macapá e Santana podem ter sido encomendadas
Dupla encapuzada invade casa e mata homem enquanto dormia, em Santana
Jovem de 17 anos é executado com tiros na cabeça na frente da família, em Santana
Mortes são resultado de disputa entre facções pelo controle do tráfico no Amapá, diz secretário interino da Sejusp

