Após reunião com orgãos de segurança, justiça e legislativo nesta segunda-feira (9), o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade-AP) determinou a criação de um Comitê Estratégico Institucional e Intersetorial para evitar atos antidemocráticos no estado.
“Aqui no Amapá, o movimento está controlado, mas vamos constituir um comitê estratégico para que, se precisar, tome decisões imediatas e enfrente uma possível crise. Eu espero que não seja necessário tomar nenhuma medida drástica, mas é necessário que estejamos preparados”, ressaltou Clécio.
A medida é uma prevenção após os ataques antidemocráticos aos prédios do Congresso Nacional, do STF e Planalto no domingo (8) em Brasília, no Distrito Federal (DF).
O governo também destinou policiais militares que compõem o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Força Tática para ajudar no esquema de segurança em Brasília, para onde Clécio também viaja ainda nesta segunda, para participar de reunião com demais governadores e o presidente Lula.
O encontro desta segunda reuniu chefes do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Ministério Público do Estado (MP), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar, Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Secretaria de Participação Popular, Gabinete Civil, Secretaria de Governo e Secretaria de Estado da Infraestrutura e Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
Saiba mais
Mulher é presa ao agredir e tomar celular de jornalista durante retirada de acampamento bolsonarista no AP
Amapá enviará 30 policiais militares e agentes da Inteligência da PF para o Distrito Federal
Acampamento bolsonarista em frente ao quartel do Exército é desmontado no Amapá
‘Estamos monitorando a situação no Amapá, para que não haja aqui atos terroristas’, diz Clécio em reunião de emergência do Fórum dos Governadores
Políticos do Amapá se manifestam sobre ataque de bolsonaristas ao palácio presidencial, Congresso e STF

