Um homem de 25 anos morreu baleado na madrugada de segunda-feira (1º) durante uma abordagem da Polícia Militar (PM) em Calçoene, município a 374 quilômetros de Macapá. Segundo a corporação, Mayco Douglas Luz Silva teria reagido e tentado tomar a arma de um policial quando um disparo foi feito.
A confusão aconteceu na Avenida Coaracy Nunes, no encerramento da festa de Réveillon promovida pela Prefeitura de Calçoene. A polícia foi chamada pela organização do evento por volta das 4h com a informação de que um homem, inconformado com o fim da festa, ameaçava o DJ com uma garrafa de vidro quebrada para que não terminasse a apresentação.
Familiares e amigos conseguiram retirar a garrafa das mãos dele. Quando o comandante da equipe tentou conversar, ele iniciou vários ataques e desacato, sendo atingido inicialmente por uma bala de borracha. Transtornado, o homem tentou tomar a arma de um policial, quando foi baleado. A equipe tentou prestar socorro, mas foi impedida pela família que o levou em um carro particular para o hospital da cidade.
Mayco era conhecido na região por agir de maneira agressiva à intervenções policiais e por ter passagem pelo Instituto de Administração Penintenciária (Iapen) pelo crime de homicídio, segundo a polícia.
O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) informou que os policiais foram hostilizados e ameaçados pelos conhecidos do infrator, que arremessaram garrafas, pedras, madeiras e outros objetos contra a equipe, atingindo a cabeça de um dos agentes e danificando a viatura. A equipe, por estar em um número menor de pessoas, se retirou do local por segurança.
Horas depois, funcionários do hospital informaram à polícia que familiares e amigos de Mayco depredaram algumas salas e objetos ao tomarem conhecimento da morte dele. Um dos envolvidos na confusão foi preso.

