Duas ações do Batalhão Ambiental resultaram na apreensão de aproximadamente 350 quilos de pescado protegido pelo período de defeso no Amapá. Os flagrantes aconteceram na madrugada de sábado (17), na área portuária de Santana, a 17 quilômetros da capital, Macapá.
A primeira apreensão aconteceu durante rondas da equique no porto. Ao perceber uma movimentação suspeita, os policiais se aproximaram e encontram uma caixa térmica com cerca de 50 quilos de pescado. O proprietário fugiu e não foi identificado.
Em seguida, outra equipe da Ambiental, que integrava uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), Polícia Militar, Polícia Portuária e Marinha do Brasil para coibir crimes ambientais e tráfico, apreendeu mais 4 caixas térmicas contendo aproximadamente 300 quilos de pescado. O responsável foi apresentado na Delegacia de Santana.
Todo o peixe apreendido foi doado para a Casa da Hospitalidade, Abrigo dos Idosos e Casa de Acolhida Irmã Betânia.
O defeso, que compreende a época do ano em que é proibida a pesca de mais de 20 espécies de peixes para a reprodução natural, começou no dia 15 de novembro de 2022 e segue até março de 2023. Apenas a pesca para consumo familiar é permitida, seguindo regras.
Veja a lista das 21 espécies protegidas pelo defeso
Trabalhadores flagrados pescando podem ser enquadrados em crime ambiental, podendo ser presos. No caso da comercialização, o responsável pode pagar multa que varia de R$ 1.212,00 a R$ 121 mil, além de responder administrativamente, reforça a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

