Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta segunda-feira (19), pela Polícia Federal (PF) do Amapá em uma investigação que apura compra de votos, transporte irregular de eleições e quebra de sigilo de voto de um mesmo candidato, que concorreu aos cargos de vereador e deputado estadual nas eleições de 2020 e 2022.
A Operação ‘Contumácia’ fez buscas em casas nos bairros Santa Rita e Universidade, em Macapá. De acordo com a PF, o investigado oferecia cestas básicas, compra de pneus novos, combustível e R$ 50 por voto.
Cerca de R$ 30 mil foram destinados a compra de votos nas eleições de 2022, quando o candidato teria concorrido a deputado estadual. A polícia não revelou a identidade do suspeito. As negociações eram feitas pela equipe dele, com eleitores e lideranças comunitárias.
A operação desta segunda, é um desdobramento da Operação Gambetto, realizada em 24 de junho deste ano, que apurou a utilização de notas fiscais frias para fraude em cota parlamentar em um gabinete de uma deputada estadual.
Os investigados responderão pelos crimes de compra de votos, transporte irregular de eleitores e violação de sigilo dos votos e se condenados, poderão cumprir pena de até 12 anos de reclusão.

