O aumento dos casos de Covid-19 no Amapá deixou o estado em alerta. Nesta quinta-feira (17), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) determinou a volta do uso obrigatório de máscaras nas dependências dos prédios do judiciário. A medida começa a valer na segunda-feira (21).
A recomendação foi formalizada na Portaria de N.º 67176/2022-GP, assinada pelo presidente do Tjap, desembargador Rommel Araújo.
A portaria reforça ainda o uso de álcool em gel 70%, para todos os magistrados, serventuários, colaboradores, prestadores de serviço e usuários da Justiça, durante a permanência em qualquer dependência nos prédios.
O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-AP) divulgou dados sobre o aumento da Covid-19 no estado. Só na primeira quinzena de novembro, o número subiu 184%, se comparado ao mesmo período de outubro.
O mês de outubro registrou 111 casos, enquanto nas duas primeiras semanas de novembro, foi mais que o dobro, com 315 casos da doença.
A nova onda deixa o Amapá em alerta, sobretudo, pelas internações, que chegam a 12 até o momento. Entre os pacientes, só um informou que está com o esquema vacinal completo. O perfil é de 50% crianças, todas entre 0 e 4 anos de idade e idosos, com 29%.

