Raimunda Marques de Almeida, amapaense nascida e criada em Macapá, foi a primeira paciente atendida pelo Hospital Universitário da Unifap – Universidade Federal do Amapá em sua abertura definitiva. Trabalhadora da atenção primária em saúde no município, foi linha de frente durante a pandemia e, sofrendo com quadro de anemia após ter tido covid, aguardava por consulta com hematologista. Agora foi atendida e será acompanhada por uma médica especialista até ficar totalmente curada.
A paciente 01 do HU destaca a importância da entrada em funcionamento desse novo equipamento de saúde: . Raimunda foi encaminhada para o Hospital Universitário pela Central de Regulação do estado e já chegou com horário marcado para ser atendida pela equipe de profissionais da instituição.
Médica responsável pelo atendimento de Raimunda, Laíse Viana Alves também é amapaense, nasceu no município de Santana e é formada pela terceira turma de Medicina da Unifap. Laise destaca a importância desse projeto sair do papel e agora ser uma realidade: .
Superintendente e um dos principais responsáveis pela abertura do Hospital Universitário, o médico Aljerry Rego destaca o início das atividades como um marco para o Amapá: .
Simone Leal, reitora em exercício da Unifap, e Cristiano dos Santos, pró-reitor de Ensino de Graduação, também estiveram presentes na inauguração dos Hospital Universitário da instituição. Eles enfatizaram a longevidade do projeto que agora é concretizado e a importância do equipamento de saúde para o estado, além do caráter pedagógico para a universidade. – afirmou Simone. Já Cristiano pontuou os ganhos na perspectiva da pedagogia para a universidade: .
José Carlos Tavares, reitor da Unifap quando o projeto do Hospital Universitário surgiu e atual Gerente de Ensino e Pesquisa da instituição, relembra como se deu a concepção da ideia: “.

