1. Presente grego aos evangélicos. Grande armadilha eleitoral foi tramada a fim de enganar e confundir o povo cristão amapaense. Principais políticos do Estado tentam mascarar suas verdadeiras intenções de poder estabelecendo parcerias (nominatas) que em nada cooperam com o segmento evangélico do Estado. A estratégia é bastante parecida com a história narrada no Livro de Josué, capítulo 9. Lideranças evangélicas do Amapá, de forma inobservante, estão servindo apenas de “bucha” para a eleição de “empresários da política” (candidaturas federais) que não têm compromisso com bandeiras defendidas pelo povo de Deus. E mais, no âmbito nacional, tentam parecer apoiadores de direita (defensores de princípios); já quando o assunto são eleições locais, o apoio segue firme aos candidatos de esquerda (defensores do aborto, das drogas etc.), ou seja, acende uma vela para Deus e outra para o diabo. Assim, aguarde o próximo domingo e assista a apuração das eleições a partir das 18 horas e veja o que eles irão fazer com os votos dos evangélicos do Amapá.
2. O que acontece quando o eleitor vende o seu voto? O Estado do Amapá é um dos mais vulneráveis do país referentes à compra de votos e à corrupção eleitoral. Vejamos alguns efeitos negativos dessa prática cruel que atenta contra a democracia brasileira:
a) O Eleitor comete um crime eleitoral: Diz o Código Eleitoral, “Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita: Pena – reclusão até quatro anos e pagamento de 5 a 15 dias-multa.”;
b) O Eleitor atrapalha a vida de outras pessoas: Não é todo mundo que vende o voto, a maioria das pessoas não faz isso. Porém, muitas pessoas pensam que o seu voto não irá influenciar no resultado final. Mentira! O político corrupto, não vai querer comprar somente um voto, ele vai querer muitos outros votos. Por isso corruptos chegam ao poder e roubam o seu dinheiro e de quem não vendeu o voto;
c) O Eleitor fomenta a corrupção no Brasil: Para existir a compra e venda de votos, é preciso existir quem faça isso. A partir do momento em que você vende o seu voto, o político corrupto entende que é somente dessa forma que ele vai vencer as outras campanhas e isso poderá se generalizar e aumentar a corrupção;
d) O Eleitor se torna contra a democracia brasileira: O Brasil, e seu povo, sempre lutou pela democracia, para que hoje você tenha a liberdade de escolha, direitos e garantias e, também, liberdade política. Vender ou trocar o seu voto por alguma coisa é antidemocrático e ilegal;
e) O Eleitor atrai negatividade para a sua vida: Na Bíblia, nas leis universais do cosmo e na ciência humana, etc. tudo o que você planta, você colhe; tudo o que você vibra ou faz vem de volta até você; tudo que vai um dia volta! Tome cuidado…;
f) O Eleitor perde o caráter e o respeito: Quanto vale tudo isso? R$ 100,00? Telhas? Um milheiro de tijolos? Nada disso pode comprar sua dignidade. O voto ruim poderá custar para você 4 (quatro) anos de sofrimento, desrespeito e corrupção abundante. Já pensou nisso hoje?;
g) O Eleitor pratica injustiça e atrapalha os votos: Sabe quando você se sente injustiçado(a) por algum motivo? Pois é, tipo isso. Quando o seu voto é vendido, outra pessoa está votando em seu lugar; um político bom está perdendo a chance de um pleito e alguém que não merece está assumindo o controle das nossas decisões no poder, votando nas demandas que você mesmo acha injustas;
h) O Eleitor vira refém dos corruptos e do crime: O corrupto também estará no seu pé. Após comprar o seu voto o comprador vai querer saber se você enganou ou não ele no dia da eleição. Por isso, não vale a pena pegar o dinheiro e votar em outro candidato. Seja ficha limpa também! Não venda o seu voto! Denuncie!
3. Único candidato evangélico estadual que poderá vencer: Ao final de uma campanha eleitoral tensa e intensa e depois da análise de todas as nominatas dos candidatos a deputado estadual, o povo evangélico de todo o Amapá pode perceber que apenas o Advogado e Pastor Besaliel Estadual Nº 20.700 do PSC tem condições de se eleger a uma das cadeiras da Assembleia Legislativa. Mesmo consciente da grande dificuldade de isso acontecer (compra de votos, boca de urna etc.), o fato é que Besaliel tem os melhores fatores a seu favor: i. Excelente nominata, ii. Carisma, iii. Capilaridade social, iv. Currículo profissional, v. Expertise e vi. Trânsito em todas as faixas sociais e vii. denominações protestantes. Estes fatores são excelentes tanto para o povo evangélico, como para a sociedade amapaense que terá um excelente representante naquela Casa de Leis.
4. Tudólogo: É a denominação daquela pessoa que acredita saber de tudo, sem se inteirar verdadeiramente das coisas. De regra, é um ignorante, no sentido de que não se interessa em estudar nada, mas quer transmitir a ideia de que entende de tudo. É especialista em emitir opiniões sobre tudo. Na esfera eleitoral, defende candidatos como se todos fossem “santos”, assiste e acredita nos vídeos que vê na internet etc. Gosta de contar mentiras e de espalhar fake news. Para não ter problemas em sua vida, afaste-se dela!
DESTAQUES DA SEMANA
1- Nas eleições, seja um cidadão ativo: Ajude os eleitores vulneráveis a não vender o voto.
2- Evangélicos do Estado do Amapá mais uma vez caíram nas armadilhas eleitorais dos ímpios.
3- Pastores Besaliel Rodrigues e Rodrigo Lima Junior fizeram aniversário em setembro. Parabéns.
LIDERANÇAS
4 – Sem legenda
Jubilação do Pastor Oton Alencar. Estamos vivendo um momento histórico do protestantismo amapaense, pois está agendada para o dia 20 de novembro de 2022 a aposentadoria pastoral e sucessão presidencial do Reverendo Bispo Oton Miranda de Alencar, presidente da Assembleia de Deus – A Pioneira, a maior Igreja Evangélica do Estado do Amapá. Receberá o Cajado o Promotor e Pastor Iaci Pelaes dos Reis, atual 1º Vice-Presidente da Entidade. O Pastor Oton ficará apenas como Presidente Emérito da Instituição.
Na referida data, o Pastor Oton estará completando 45 anos de ordenação pastoral – Jubileu de Safira. Está prevista a seguinte programação: 16.11: Missão com Crianças; 17.11: Missão com adolescentes e EAC; 18.11: Missão com Jovens: 19.11: Círculo de Oração; 20.11: O grande dia: Pastores, Evangelistas, Missionários, Obreiros (Dirigentes), Diáconos, União Masculina e Feminina. Programação ainda sujeita a ajustes.
O local do evento será no Templo-Sede (Catedral do Meio do Mundo). O público esperado é de 3 (três) mil pessoas. Cerimonial: Pastor Heraldo Costa, Pastora Crisleide Lima e o Pastor Benedito Brito Rodrigues.
ESPECIAL
5 – Sem legenda.
NEWS: 1. Cristianismo sem lógica: Essas diferenças entre o Marxismo e o Cristianismo mostram sem equívocos, que essas duas visões de mundo são incompatíveis! Um cristão não pode ser cristão e esquerdista ao mesmo tempo e nem apoiá-los! Divulgue para os amigos e para indecisos; 2. Defendendo os princípios bíblicos (2Tm 4.3-5): “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”. Quando falamos de princípios bíblicos, reportamo-nos sem dúvida, ao padrão doutrinário expresso na Palavra de Deus, que é a base da Igreja de Cristo. Somos por Deus, convocados à observância e defesa de todas as doutrinas genuinamente bíblicas. A defesa aqui referida, não é do ponto de vista tutelar, protecionista ou de socorro da própria Palavra de Deus. Neste sentido, a Palavra de Deus, independe do nosso socorro, ela mesma, garante a sua integridade.
REFLEXÃO
Série Educação para a Cartilha de Cidadania Cristã. Tema 13: “Os conselhos dos bons líderes”. Parceria: Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: [email protected]), com a Editora www.ossemeadores.com.br de Brasília. Reserve seu exemplar pelo Zap (96) 99110-5167: a) Lição nº 13: “Os conselhos dos bons líderes”; b) Sumário: Vida privada e vida coletiva – Salmo 111.1; 2. O princípio da obediência – 1 Sm 15.22-23; 3. Obedecei a vossos pastores – Hb 13.7 e 17; c) Resumo: Biblicamente falando, os pastores são “anjos da Igreja” (Apocalipse, caps. 1-3, passim). São guias espirituais do povo de Deus e ainda cumprem função social estratégica no seio da sociedade; como formadores de opinião, ajudam o povo no exercício da cidadania. Porém, em João 10.12-13 diz: “Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas”. Assim, atualmente, temos muitos pastores, como mercenários, “vendendo” a igreja de Cristo por favores e cargos, usando a igreja para se darem bem!
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra: Dica 048. Direitos fundamentais e a Bíblia: Leia CF, art. 5º, caput. A Constituinte brasileira destacou cinco direitos fundamentais das pessoas em território nacional: Vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade. Todos eles possuem respaldo bíblico. Vejamos o que diz a Bíblia sobre o direito à Segurança:
2 Crônicas 20.20b: “… Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros…;”. Salmos 127.1b- “… Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. A segurança plena vem de Deus. Ao Estado cabe garantir ao cidadão a segurança relativa, não somente na esfera da segurança pública, mas também na área da segurança alimentar, segurança jurídica, segurança nuclear (CF, art. 21, XXIII, d) etc.
O Direito surgiu muito antes dos hebreus… Mas existe algo no texto bíblico que influencia o ocidente cristão mais do que qualquer outro povo, por mais poderoso e brilhante que ele tenha sido. Mais do que uma lista de regras, os hebreus deixaram como legado todo um código de ética e de comportamento.