01. Enxurrada de projetos e promessas políticas eleitoreiras. Informaram-nos que uma dupla de candidatos ao governo e ao senado está divulgando nas redes sociais uma enxurrada de projetos que prometem transformar Macapá numa nova “Dubai” do planeta Terra. Fizeram projetos para todos os gostos. Estão apresentando projetos e croquis faraônicos e fenomenais que prometem transformar toda a frente de Macapá num lugar celestial (lembremos que o último que deu um ajuste na orla de Macapá foi Papaléo, quando prefeito no século passado). Também estão prometendo transformar o Pronto Socorro num “Albert Einstein amapaense”. Sobre o peixe, irão transformá-lo num novo “ouro” amapaense, pois, dizem, será a principal mercadoria de consumo e de exportação que irá transforma o Amapá numa “Arábia Saudita brasileira”. Enfim, as redes sociais dão conta de que é projeto de construção para todo lado e de todos os valores. Tem projeto de 20 milhões, projeto de 40 milhões, projeto de 80 milhões… “Loucura, loucura, loucura…”, como diz aquele apresentador dominical da TV plim plim.
Agora, com tudo isso, fica uma reflexão e uma pergunta no ar. Ambos os candidatos estão concluindo mandato de oito anos. Ué! Por que não fizeram tudo isso durante seus mandatos? O que foi que aconteceu que somente agora, nos dois últimos meses, encontraram tantas ideias e tantas soluções para desenhar para o Amapá. Por que tantas plantas arquitetônicas, tantos croquis, tantos projetos, tantos vídeos com tantas animações computacionais somente agora? Verdadeiramente a propaganda de tantas ideias é espetacular, computação gráfica top. “Olhos de lince” neles.
02. Vereadora Nainha, de Porto Grande/AP. O município de Porto Grande, que fica bem no centro do Estado do Amapá, elegeu uma jovem Vereadora, conhecida na comunidade como Nainha. A mesma destaca-se no cenário político por sua inteligência, proatividade e articulação. Em seu primeiro mandato desponta como uma das principais lideranças de todo o interior do Estado. Está atuando como legisladora, como fiscalizadora da coisa pública e como excelente articuladora dos interesses, mormente dos grupos menos favorecidos. Nainha busca de todas as formas dar apoio, com os poucos recursos que tem acesso, àqueles que se encontram em situação de hipossuficiência social. Notícias dão conta de que já promoveu o aniversário de centenas de jovens debutantes de 15 Anos, que não tinham como celebrar tal data; vem promovendo Cursinho Comunitário Preparatório para Concursos utilizando, inclusive, a Sede da Câmara para abrigar os concurseiros munícipes que não têm condições financeiras de pagar e frequentar tal tipo de escola privada. Por fim, a Vereadora Nainha se prepara para ir a Brasília em busca de apoio orçamentário para investir em outras frentes de grandes carências existentes no município que a elegeu como representante parlamentar. Parabéns!
03. Aliança Pastoral do Amapá avisa e convida. A Aliança Pastoral em Macapá, presidida pela Eminente Apóstola Veruska Bessa (Igreja CESEJEC), vice-presidente da SBB/AP, está informando pelas redes sociais que a Entidade está passando por uma repaginada institucional, com o intuito de ascender a outros patamares e melhor cumprir sua missão e aproximar-se mais das igrejas irmãs distribuídas no Estado do Amapá. Informa também que continuará com as edições dos “Cafés com Pastores e líderes”.
Mas, destaca que, por ora, intensificará suas agendas de orações proféticas em pontos estratégicos da Cidade e continuará incrementando o apoio ministerial aos pastores aliançados.
No mesmo post publicou convocação a todas as igrejas para que participem do 1º Impacto Evangelístico organizado com ministração da palavra, louvor, lanche, sorteio de cestas básicas e distribuição de bíblias, apoiada pela Sociedade Bíblica do Brasil – SBB. Nesse evento estará precisando de intercessores para lhe dar suporte no enfrentamento do momento.
A primeira data do citado Impacto será no dia 23 de julho, às 19 horas, na Zona Sul da Cidade de Macapá e a segunda data no dia 30 de julho, às 15 horas, na Praça da Bandeira, no Centro da Capital.
Adverte a líder religiosa que tais eventos serão 100% espiritual e eclesiástico, sem qualquer tipo de conotação política.
Dentre as diversas organizações religiosas participantes, estará o Conselho Estadual de Pastores, por meio da presença de algumas de suas lideranças.
04. A moça da marcha morreu. E agora? Josimara Oliveira Costa foi atropela no dia 02.07.22 por um trio elétrico alugado pelo Governo do Estado para servir no evento da Marcha Para Jesus e morreu no dia 13.07.22. E agora, de quem é a responsabilidade para reparar o irreparável?
DESTAQUES DA SEMANA
1- Vereadora Nainha, de Porto Grande, desponta como uma das melhores do Estado do Amapá.
2- Dupla de candidatos espalha projetos eleitoreiros nas redes sociais, povo e MPE ficam em alerta.
3- Pastora Maria Soares viaja a Brasília para visitar seu primeiro bisneto Isaac Natan, sua 3ª geração.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Josimara Oliveira Costa, brasileira, evangélica, nasceu em Macapá/AP em 1986. Missionária ligada à Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, presidida pelo Pastor Oton Alencar sofreu, no último dia 02 de julho, gravíssimo atropelamento por um velho trio elétrico alugado pelo Governo do Estado do Amapá para dar suporta à MLA – Marcha Liberta Amapá, no evento Marcha Para Jesus, que aconteceu naquela data, coordenada pelo Pastor Mauro Oliveira. Depois de 11 (onze) dias, a jovem não resistiu à gravidade do acidente e veio a óbito no dia 13 de julho de 2022. A moça era Líder da Missão Jovem Voluntários da Última Hora, da Congregação Getsêmane, localizada na Rua Turíbio Orivaldo Guimarães, nº 1.351, Bairro Cidade Nova 1.
O Conselho Estadual de Pastores, presidido pelo Casal de Pastores Besaliel Rodrigues e Ester Rodrigues, irá propor às autoridades competentes que troquem o nome da Rua Turíbio pelo de Josimara Oliveira Costa, em homenagem ao martírio sofrido pela jovem e que no ano que vem – 2023 – a Marcha Para Jesus inicie em frente à Congregação Getsêmane, local onde Josimara era membro.
ESPECIAL
NEWS: Júlio César vence eleição para reitoria da Unifap. O pleito para escolha do novo reitor foi no último dia 13 de julho. Participaram do movimento democrático na Unifap os docentes, técnicos e discentes dos campis Marco Zero, Santana, Mazagão e Binacional de Oiapoque.
Desta vez o Professor Doutor Besaliel Rodrigues não concorreu para reitor, conforme foi pré-candidato no pleito passado de 2018. Resolveu apoiar o atual reitor à reeleição.
Júlio Sá e Ana Cristina – Chapa nº 30 – ficaram em 1º lugar na consulta prévia, com 50,51% dos votos válidos. A chapa nº 10, composta pelos professores Irlon Maciel e Juliana, ficou em 2º lugar, com 37,75% dos votos válidos. A chapa nº 20, composta pelos professores Elda Araújo e Geraldo Maranhão, foi a 3ª colocada com 11,72% de preferência da comunidade acadêmica.
Os próximos passos do processo são: a) Referendo da lista tríplice pelo CONSU; b) Encaminhamento da lista tríplice para o Ministério da Educação; e c) Envio da lista para a Presidência da República.
REFLEXÃO
Série Educação para a Cidadania Cristã. Tema 03: “A política verdadeira”. O Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: conselhodepastores.ap@gmail.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Disponível na internet: https://go.hotmart.com/