Estão abertas até 17 de novembro de 2023 as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). A Universidade Federal do Amapá (Unifap) aderiu este ano à pós-graduação stricto sensu ofertada em rede e ofertará 15 vagas. A inscrição para a seleção está sendo efetuada por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site www.profsocio.ufc.br, com taxa de inscrição no valor de R$ 100.
Podem se candidatar às vagas professores em exercício em componente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, efetivos ou temporários, da educação básica, portadores de diploma de curso superior (licenciatura). Para efetivar a inscrição, o(a) candidato(a) tem que anexar, no Formulário de Inscrição, os documentos elencados no edital de seleção.
O processo seletivo será realizado a distância e por videochamada (on-line), abrangendo duas etapas:
● Primeira etapa: avaliação da carta de intenções, que será realizada no período de 30 de novembro a 05 de dezembro de 2023;
● Segunda etapa: defesa virtual (online) da carta de intenções, a ser realizada no período de 13 a 18 de dezembro de 2023.
O Resultado final será publicado no dia 28 de dezembro de 2023.
Sobre o ProfSocio
O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) é um mestrado profissional oferecido gratuitamente, em nível de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).
O objetivo do ProfSocio é propiciar um espaço de formação continuada para professores em exercício, efetivos ou temporários, da rede pública da educação básica, que ministram o componente curricular de Sociologia ou outros componentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, inserindo-os em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.
A área de concentração do ProfSocio é Ensino de Sociologia, com três linhas de pesquisa: Educação, escola e sociedade; Juventude e questões contemporâneas; e Práticas de ensino e conteúdos curriculares.
Saiba mais em www.profsocio.ufc.br.

