A desembargadora Sueli Pini, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), recebeu a visita das advogadas Cristiana Rodrigues e Rayana Araújo, que vieram conhecer o sistema de audiências de conciliação por videoconferência instalado na Central de Conciliação do 2º Grau. Como presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), a desembargadora explicou que “a ferramenta permite audiências sobre lides judicializadas ou não judicializadas (pré-processuais)”. Também esteve recepcionando as advogadas, a assessora jurídica Sônia Ribeiro.
A desembargadora disse ainda que “é importante que representantes da OAB venham ao Tribunal de Justiça conhecer estas ferramentas novas para serem aplicadas ao acesso e à entrega da jurisdição”.
A advogada Rayana Araújo revelou que ficou muito contente em ver a tecnologia trabalhando para aproximar as pessoas na questão jurisdicional. “Às vezes o processo demora e as questões são urgentes, principalmente quando há interesses de menores. Sempre gera um desgaste emocional às partes. Porém, com a tecnologia a favor, a entrega jurisdicional será mais eficaz e esse intervalo de menor desgaste é o não postergar de um sofrimento”, disse Rayana.
Cristiana Rodrigues considerou que a “Justiça tem um grande desafio que é a celeridade processual, mas também a eficiência e a humanidade”. Para ela, “é importante possibilitar que os litígios, especialmente na área de família, que atingem questões psicológicas, sejam solucionados de maneira que amenize os danos emocionais nas partes envolvidas”. A advogada disse ainda que “o Tribunal de Justiça do Amapá tem feito um trabalho fantástico no que diz respeito à possibilitar mediação e conciliação entre as partes, inclusive entre pessoas que estão nos mais diversos lugares do mundo, além de promover a capacitação dos indivíduos envolvidos no processo, tais como os advogados”.