Desde os primórdios do tempo, o homem busca a felicidade como uma razão de vida, para dizer que há um motivo para passar ou sobrepujar todos as vicissitudes da vida. Porém, é preciso entender que felicidade é ‘estar’, e não ‘ser’. É impossível burlar os dias tristes, até porque eles nos moldam e nos fazem aprender muitas coisas que precisamos.
Contudo, se procura algo positivo em meio a tanta negatividade, algo que nos encoraje e nos impulsione a seguir em frente em busca da felicidade e a enfrentar o medo de tudo aquilo que torna os dias cinzentos, nublados, e que esconde a esperança. Pois, a felicidade é um combustível potente para seguirmos o nosso objetivo e o nosso propósito de encontrar um novo caminho.
Sem dúvidas, pessoas de atitudes positivas encontra m esse caminho de uma forma mais leve e orgânica, e para aqueles que levam a vida de forma mais dura com si próprio e negativa, a boa notícia é que você pode reprogramar sua condição neural e seus pensamentos para criar uma nova oportunidade de entender esse universo amplo da felicidade.
Há duas frases que coexistem entre si, como se elas andassem de mãos dadas, e que funcionam de forma muito positiva, trazendo ao indivíduo esperança de dias melhores, afago nos dias difíceis e que funciona como um sol brilhante em dias ensolarados: AINDA BEM QUE e MESMO QUE. Duas frases positivas, cheias de vida e esperança. Não é difícil de encontrar frases como: Ainda bem que te encontrei, mesmo que agora; ainda bem que existe um Deus, mesmo que alguns não acredite.
Eu, como poeta, recordo de minha experiência matinal neste dia. Li um poema intitulado “AINDA BEM” enviado e escrito pela amiga poetisa e contista castanhalense Téia Alves. Poema que me fez sorrir e ter a esperança renovada de dias melhores. Poema, que em sua poesia, me veio como um sol reluzente e brilhou sobre o meu céu cinzento e nublado, fazendo-me ver o azul celeste e o branco algodão da vida, e que fez-me sentir livre e ver que existe a consciência de que você é muito mais do que qualquer problema existente e que o “aqui” e “agora” é o momento no qual a felicidade começa a ser mais presente.”
AINDA BEM
ainda bem que existem outros dias,
ainda que sejam na nossa mente;
ainda que sejam do nosso desejo.
ainda bem que existem amanhãs reais
ainda que estejam no imaginário futuro.
ainda bem que existem os
‘ainda bens’
ainda bem que existem os outros dias,
esses que redundantemente amanhecerão
nos amanhãs.
ainda bem.
ainda bem que é só a gente dormir,
e quando a gente acorda
o amanhã está lá.
ainda bem que há os ‘ainda bens’.
ainda bem.
Téia Alves
Ainda bem que existem as palavras, os livros, e por eles os poetas e poetisas, assim como os leitores que não permitem que os bons textos morram. Ainda bem que existem meios competentes e suas colunas que nos permitem escrever palavras que encorajam e dão esperança para aqueles que ainda vislumbram um céu nublado e cinzento. Ainda bem que existe POESIA.
POETAS
Só quem embala no peito
Dores amargas secretas
É que em noites de luar
Pode entender os poetas.
E eu que arrasto amarguras
Que nunca arrastou ninguém
Tenho alma para sentir
A dos poetas também
(Florbela Espanca)