Iniciou nesta segunda-feira, 10, uma nova capacitação voltada para técnicos do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) sobre o uso do aplicativo “Terras”, que agiliza e flexibiliza serviços para agricultores familiares.
O curso é ofertado pelo Banco da Amazônia (Basa), que implantou a ferramenta de software em 2017, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A capacitação segue até sexta-feira, 14, em Macapá.
“É uma capacitação sobre o aplicativo Terras, ferramenta que foi desenvolvida para facilitar e dinamizar os atendimentos acerca de programas e linhas de crédito que tem como agente financiador o Banco da Amazônia”, explicou o gerente de crédito rural do Rurap, Valdeni Oliveira.
Como trata-se de um processo todo digitalizado, os processos passam a ter mais celeridade, diminuindo a burocracia.
“É uma importante ferramenta que vem para nos ajudar a melhorar o atendimento ao nosso público, que é o pequeno agricultor familiar”, ressaltou.
App Terras
O aplicativo é compatível em aparelhos móveis com sistema Android, e também pode ser utilizado em notebooks. A ferramenta concentra serviços de análise socioambiental das propostas de fomento rural, tanto do Pronaf, quanto de linhas de crédito financiadas pelo banco voltadas ao agronegócio.
O Basa passou a utilizar o aplicativo no Pará e no Acre desde 2017, e, a partir de 30 de abril de 2018, passou a ser obrigatório em todos os estados em que o banco tem atuação, dentre eles o Amapá. Por isso, a necessidade de capacitar os profissionais aos quais a ferramenta será indispensável.