1. A Inauguração da Nova Catedral aconteceu no Dia do Evangélico: A Assembleia de Deus no Amapá inaugurou sua Nova Catedral na última 5ª feira, 30 de Novembro, no Dia do Evangélico (Lei Estadual nº 827/2004). A programação começou pela manhã, com a “Marcha do Povo de Deus”, que saiu da Fortaleza de Macapá, local onde aportou o Missionário Clímaco Bueno Aza, o primeiro a trazer a semente do evangelho às terras tucuju. Seguiu pela Rua Cândido Mendes e acesso a Rua São José pelo Mercado Central e foi até a Avenida FAB, adentrou pela Rua Tiradentes e encerrou em frente ao novo Templo, denominado Catedral Pentecostal do Amapá.
À noite, sob a Coordenação do Presidente da Igreja Pastor Iaci Pelaes dos Reis e esposa Pastora Léia Pelaes, na Nova Catedral, localizada numa das principais esquinas do Centro da Capital Macapá, no canto da Rua Tiradentes com a Avenida Presidente Vargas, realizaram-se os eventos oficiais, que contaram com a presença de uma multidão de membros, congregados e lideranças da Igreja Anfitriã e de inúmeras autoridades civis, políticas, militares e eclesiásticas, a saber: Pastor Samuel Câmara, Presidente Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, acompanhado do filho Felipe Câmara; Ministro de Estado Waldez Góes, representando a Presidência da República; Governador do Estado Clécio Luiz; Dom Pedro Conti, Bispo Estadual da Igreja Católica, acompanhado do Padre Francivaldo; Deputada Alinny Serrão, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado; Pastor Dimas Leite Rabelo, Presidente da Convenção da Assembleia de Deus – Zona Norte; Desembargador Gilberto Pinheiro, representando o Tribunal de Justiça do Estado; Pastor Orlando de Moura Gaia, representante da Assembleia de Deus Cemeadap; Procurador de Justiça Jair Quintas, representando o Ministério Público Estadual; Advogado Pastor Paulo Santos, representando a OAB/AP; Magistrado Ney Maranhão, integrante do Poder Judiciário da União; Senador Suplente Josiel Alcolumbre, representando o Senado da República, diversos outros senadores suplentes, prefeitos municipais, vereadores, deputados estaduais, vários militares, líderes de igrejas independentes e de entidades eclesiásticas representativas, promotores de Justiça, advogados, docentes do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá, pastores e cantores convidados de outros estados, dentre outros.
O primeiro ato de inauguração foi o descerramento da placa, momento que começou às 19 horas, sob a Coordenação do Mestre de Cerimônia Pastor Heraldo Costa, que convocou o Pastor Samuel Câmara para fazer a oração inicial. Em seguida, todos cantaram os hinos da Harpa ns. 243 (Nós abrimos este Culto) e 107 (Firme nas promessas). A leitura oficial foi feita pelo Pastor Rodrigo Lima Junior, no Salmo 126.1-3. Após, o Presidente da Igreja, Pastor Iaci Pelaes dos Reis proferiu o discurso de abertura, dizendo que aquele momento tratava-se de uma noite histórica para o povo do Amapá, especialmente para todos da Assembleia de Deus. Inicialmente, leu a Bíblia em II Crônicas 7.11-14 e, em seguida, fez diversos agradecimentos aos integrantes colaboradores da Igreja, às autoridades públicas e aos empresários da iniciativa privada que apresentaram sensibilidade política e financeira para ajudar na conclusão da Obra. Ainda, trouxe à memória os pioneiros que ergueram a Igreja e a pré-inauguração efetivada, no primeiro semestre deste ano, que teve a participação do Pastor Oton, que faleceu há quatro meses. Com tais palavras, conclamou a todos para desvendar a placa de conclusão da construção da Catedral, o que foi celebrado com a soltura de 106 (cento e seis) balões brancos representando os anos de fundação da Igreja e com fogos de artifícios coloridos. Ato continuo, o laço da porta também foi desatada e todos adentraram na monumental Catedral.
O Culto de Dedicação do Templo ao Senhor iniciou com a execução dos hinos cívicos: Hino Nacional e Canção do Amapá. Depois, vieram três louvores: O Hino Oficial da Assembleia de Deus no Brasil (Harpa Cristã, nº 243), o Hino “Bondade de Deus”, a pedido do Presidente da Igreja Pastor Iaci Pelaes, e o Hino Aleluia, apresentado pela Orquestra Filarmônica Ágape, em conjunto com o Coral Júbilo de Sião, louvor que foi acompanhado por uma coreografia feita por adolescente da Igreja.
O segundo ato oficial de inauguração da Catedral foi conduzido pelo Pastor Presidente Iaci Pelaes, que proferiu o texto de consagração da Catedral a Deus, acompanhado de frases responsivas repetidas em conjunto pela Igreja. Ao final da recitação, o Pastor Iaci se abaixou, tocou sua mão no piso do Altar (púlpito central) e concluiu a dedicação do Novo Santuário ao Senhor. Logo depois, o Ministério de Louvor entoou com a Igreja o hino “Somos a Igreja”.
Em seguida, foi feita a apresentação de todas as autoridades públicas presentes e dos Cantores e Conferencistas convidados tanto para a inauguração da Catedral, como para participação na 14ª AGO da CONFRADAP.
O terceiro ato de inauguração foi o momento das falas: 1º) Pastor Samuel Câmara, Presidente Nacional da Assembleia de Deus no Brasil; 2º Deputado Inácio, representante do Poder Legislativo do Estado; 3º) Waldez Góes, Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional, representando a presidência da República; 4º) Cantores Jairinho e Fabiano Barcellos, que conduziram o ofertório e louvaram ao Senhor.
Por fim, o quarto ato de inauguração foi a Ministração da Palavra de Deus, pregada pelo Pastor Gilmar Santos, de Goiânia/GO. Em seguida, o Pastor Iaci proclamou aberta a 14ª AGO-CONFRADAP, os avisos foram comunicados e o Culto foi encerrado com oração feita pelo Pastor Miguel Roberto Andrade e o Pastor Iaci Pelaes proferiu a bênção apostólica.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Obra concluída. Assembleia de Deus no Amapá inaugura Nova Catedral. Pr. Iaci Pelaes conduziu ato.
2- Pr. Samuel Câmara, presidente nacional da Assembleia de Deus, prestigia inauguração da Catedral/AP.
3- Mesa Diretora da Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Amapá, triênio 2022/2024.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 49: Clímaco Bueno Aza: A relevância do evangelista colombiano na propagação da mensagem pentecostal no Brasil. Autor: Carlos Eduardo Sousa, Pedreiras/MA: Servus Publicações, 2022, 120p.
Esta obra desenvolve-se em torno de um estudo biográfico do pastor pioneiro Clímaco Bueno Aza, no período de formação da Assembleia de Deus no Brasil, que por mais de 35 anos atuou em diversos estados brasileiros como plantador de igrejas, sendo pioneiro em três estados: Amapá, Maranhão e Minas Gerais.
Analisamos historicamente, perscrutando a sequência dos acontecimentos, como a vida desse evangelista contribuiu com a expansão da mensagem pentecostal em terras brasileiras e como sua atuação foi percebida pelos fiéis e pela instituição, de modo a contribuir com a consolidação da identidade assembleana brasileira.
A proposta de um estudo da trajetória e vida de Bueno Aza se ampara pela importância no desbravamento da pregação pentecostal em diversas cidades, onde atualmente encontram-se igrejas de grande representatividade no cenário nacional. Ver mais em https://memoriaassembleiadedeusnoamapa.blogspot.com.
ESPECIAL
Utilidade Pública: Dica 49. a) A Praça da Bíblia foi inaugurada em 29.11.23. Anote aí. Local da Praça: Rua Hildemar Maia, esquina com a Avenida Ataíde Teive, Bairro Santa Rita, bem no início do Canal; b) Atual Mesa Diretora da CONFRADAP (2021/2024): Presidente: Pastor Iaci Pelaes dos Reis; 1º Vice: Pastor Rodrigo Lima Junior; 2º Vice: Pastor Besaliel Rodrigues; 3º Vice: Apóstolo Órley Miranda de Alencar; 4º Vice: Pastor Kleyzer Couglhan de Alencar Bruce; 1º Secretário: Pastor Benedito Brito Rodrigues; 2º Secretário: Pastor João Ricardo Mendes Ferreira; 3ª Secretária: Pastora Crisleide Monteiro Lima; 4º Secretário: Pastor Antonio Junior Padilha Dias; 1º Tesoureiro: Pastor Edson Lisboa da Silva; 2º Tesoureiro: Pastor Eliniel Costa de Alencar; Secretário Adjunto: Pastor Oberdan Nunes Favacho de Lima; e Tesoureira Adjunta: Pastora Ester Farias da Silva; c) Nova Livraria Evangélica. Macapá ganhou mais uma Livraria Evangélica, especializada em bibliografia cristã e artigos para presentes. Trata-se da Papirus Livraria, localizada na Av. Galibis, nº 1060, entre as ruas Hildemar Maia e Prof. Tostes, próximo à Nova Feira da Galibis. Contato Zap (96) 98126-7480.
REFLEXÃO
Tema: Templo de Salomão. 1 Reis 8.62-66. Oito dias de festa.
1 Reis 8.62-66: “62. Então o rei Salomão e todo o Israel ofereceram sacrifícios ao Senhor; 63. ele ofereceu em sacrifício de comunhão ao Senhor vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas. Assim o rei e todos os israelitas fizeram a dedicação do templo do Senhor. 64. Naquele mesmo dia o rei consagrou a parte central do pátio, que ficava na frente do templo do Senhor, e ali ofereceu holocaustos, ofertas de cereal e a gordura das ofertas de comunhão, pois o altar de bronze diante do Senhor era pequeno demais para comportar os holocaustos, as ofertas de cereal e a gordura das ofertas de comunhão. 65. E foi assim que Salomão, com todo o Israel, celebrou a festa naquela data; era uma grande multidão, gente vinda desde Lebo-Hamate até o ribeiro do Egito. Celebraram-na diante do Senhor, o nosso Deus, durante sete dias. 66. No oitavo dia Salomão mandou o povo para casa. Eles abençoaram o rei e foram embora, jubilosos e de coração alegre por todas as coisas boas que o Senhor havia feito por seu servo Davi e por Israel, o seu povo.”.
FICA A DICA
NEWS: Frases da semana. Salmo 100.1: “Celebrai com júbilo ao Senhor todos os moradores da Terra…”; Salmo 122.1: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor…”; Salmo 84.10: “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da perversidade.” Salmo 23.6: “Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.”; Mateus 18.20: “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.”; Salmo 27. 4 e 5: “Uma coisa pedi ao Senhor e a procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.”; Salmo 134. 1 e 2: “Venham! Bendigam o Senhor todos vocês, servos do Senhor, vocês, que servem de noite na casa do Senhor. Levantem as mãos na direção do santuário e bendigam o Senhor!”.