O Amapá recebe no início de abril as primeiras 20 mil doses de vacina contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). A medida faz parte do remanejamento do imunizante de outros estados para acelerar a vacinação.
Neste primeiro momento, o público alvo da campanha contra a dengue são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O esquema de vacinação será de duas doses com intervalo de três meses entre cada. A SVS fará um alinhamento técnico para operacionalização da vacinação nos 16 municípios.
“A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes aegypti. Vamos iniciar a vacinação com todo o público da faixa etária de 10 a 14 anos. Os locais com maior incidência de casos serão priorizados”, explicou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
De acordo com o Ministério da Saúde, caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
A vacina contra a dengue foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo o Brasil o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.