Com 194.794 pessoas imunizadas em 2019, o Amapá conquistou o segundo lugar no ranking brasileiro de cobertura vacinal contra Influenza (gripe). O levantamento é do Ministério da Saúde.
De acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), o resultado total superou a meta de vacinação – a população a ser vacinada era de 191.192. A cobertura representa 101,8%.
O Amapá ficou atrás do Amazonas, que antecipou a campanha de vacinação e teve cobertura de 103%.
Em maio do ano passado, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) fez a distribuição de 213,7 mil doses dos imunobiológicos para as prefeituras municipais.
No dia Nacional de mobilização , ainda em maio, a campanha em Macapá foi reforçada com um posto de vacinação humana Frei Daniel Samarate, os Capuchinhos.
O que é Influenza
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor no corpo, e tosse seca.
Normalmente, tem evolução por tempo limitado, durando de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.
São mais vulneráveis ao vírus:
- Idosos
- Crianças
- Gestantes
- Pessoas com doenças crônicas (diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência)
Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.
Um indivíduo pode contrair a gripe várias vezes ao longo da vida.