Macapá e outras 12 cidades do Amapá ficaram sem energia elétrica desde as 18h30 até as 19h40 desta quinta (8/4). A situação foi denunciada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e confirmada pelos órgãos oficiais, mas ainda não há informações sobre as causas.
A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que o problema atingiu 13 dos 16 municípios do estado, os mesmos atingidos pelo apagão de novembro de 2020.
Em nota a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) informou que, já está reestabelecida a linha de transmissão Jurupari-Laranjal, que abastece sua subestação de Laranjal e que na noite desta quinta-feira (8) sofreu uma ocorrência, instantaneamente resolvida e cuja a causa está sendo avaliada. A LMTE destaca que sua subestação Macapá e os três transformadores da subestação Macapá funcionam sem intercorrências.
Histórico de falta de energia
No início de fevereiro deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou em R$ 3,6 milhões a concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), em função do apagão que o estado viveu no mês de novembro de 2020.
Essa que essa foi a maior multa já aplicada na história do órgão.
O apagão causou caos no Estado, durando vários dias em algumas cidades. Para tentar driblar a situação, os moradores estocaram água potável e lotaram estabelecimentos que têm gerador de energia, como postos de combustível e supermercados.
Foram duas semanas de apagão e drama social.

