O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), um lote com 2,5 mil unidades do antídoto Fomepizol, usado no tratamento de intoxicações por metanol. O primeiro lote do antídoto, com cerca de 1,5 mil unidades, já teve sua distribuição iniciada. O Amapá receberá 16 ampolas do medicamento.
São Paulo, que concentra o número de casos, já recebeu estoque nesta quinta (9). Os demais estados que tiveram ocorrências suspeitas começam a receber nesta sexta-feira (10).
De acordo com as informações do Ministério da Saúde, a repartição foi feita da seguinte forma:
- 288 doses para o estado de São Paulo
- 68 em Pernambuco
- 84 no Paraná
- 120 no Rio de Janeiro
- 80 no Rio Grande do Sul
- 20 em Mato Grosso do Sul
- 24 no Piauí
- 28 no Espírito Santo
- 52 em Goiás
- 16 no Acre
- 28 na Paraíba
- 16 em Rondônia
- 152 doses em Minas Gerais
- 104 na Bahia
- 64 no Ceará
- 60 no Pará
- 56 em Santa Catarina
- 48 no Maranhão
- 32 no Amazonas
- 28 em Mato Grosso
- 24 em Alagoas
- 24 no Rio Grande do Norte
- 20 no Distrito Federal
- 16 no Amapá
- 16 em Sergipe
- 16 em Tocantins
O Ministério da Saúde afirmou que cerca de mil ampolas ficarão no estoque estratégico, garantindo a oferta do medicamento em todas as regiões, inclusive nas que não registraram casos suspeitos.
A aquisição, inédita no país, foi feita por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e servirá para reforçar o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Fomepizol é uma das opções de tratamento para os casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas possivelmente adulteradas ou falsificadas.
Além do Fomepizol, a Anvisa autorizou a fabricação de álcool etílico injetável (etanol), destinado ao tratamento de intoxicação por metanol. A medida vai possibilitar o aumento da produção de etanol de grau farmacêutico no Brasil.
O Ministério da Saúde receberá a doação da empresa brasileira Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos de 12 mil ampolas de etanol farmacêutico para garantir o tratamento emergencial de pacientes intoxicados com metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
As unidades se somaram às 4,3 mil entregues aos estoques do SUS pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Casos de intoxicação no Brasil
O Brasil tem 259 casos notificados de intoxicação por metanol, de acordo com informações do Ministério da Saúde em boletim publicado na tarde de quarta-feira-feira (8). Até o momento, 24 foram confirmados. São 5 mortes confirmadas.
Veja a situação de notificações nos estados
Do total, 201 são em São Paulo — 20 confirmados e 181 em investigação. Quanto à notificação de mortes, cinco foram confirmados em São Paulo e 11 seguem em investigação, sendo 1 em Mato Grosso do Sul, 3 em Pernambuco, 6 em São Paulo e 1 na Paraíba.
Fonte: CNN