A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), realizou neste sábado (18) uma Ação Unificada de Saúde na comunidade São Joaquim do Pacuí, com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços de saúde e fortalecer práticas de autocuidado e prevenção.
Durante o dia, moradores de todas as idades participaram de consultas médicas, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C, atendimento a gestantes e casais em idade fértil, além da atualização de vacinas para o público infantil, juvenil e adulto. A programação também contou com orientações educativas sobre saúde da mulher e da família, ministradas por profissionais da rede municipal.
“A descentralização dos atendimentos de saúde é essencial. Macapá merece e precisa ser atendida de ponta a ponta. A Vigilância em Saúde está comprometida em assistir os munícipes em suas demandas, com qualidade e eficiência”, explicou Gilmar Domingues, secretário municipal de Vigilância em Saúde.
Ediane Andrade, enfermeira responsável pela palestra sobre saúde da mulher e da família destacou que a atividade buscou promover um momento de diálogo e escuta com as moradoras, abordando temas como autocuidado, planejamento familiar e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

“A promoção da equidade é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao realizarmos uma ação de saúde integrada, com diversos serviços importantes para a promoção da saúde e bem estar da população, o compromisso da Prefeitura em proporcionar a equidade no acesso à saúde se torna realidade”, compartilha Ediane.
Além dos atendimentos médicos e das orientações educativas, a ação ofereceu sessões de massoterapia, que proporcionaram momentos de relaxamento e bem-estar à população, e atendimentos veterinários, com vacinação antirrábica, vermifugação e testagem para leishmaniose em cães.