Nesta quinta-feira (21), uma programação especial dentro da exposição “Amazônia, um Olhar para a Preservação do Magnífico Santuário da Mãe Natureza”, traz uma homenagem do artista plástico Ivan Amanajás, para Paulo Rodrigues. Os dois foram amigos por longa data, e compartilhavam experiências e saberes do mundo artístico. Entre outras histórias, Ivan vai falar das técnicas de pintura e processos criativos de ambos, no contexto de tempo e espaço.
O evento é aberto ao público, especialmente aos artistas e acadêmicos das artes visuais, por ser uma experiência enriquecedora no que se refere ao compartilhamento de conhecimentos na área.

Sobre Ivan Amanajás
Ivan Amanajás é macapaense, e tem mais de 50 anos de carreira nas artes plásticas. Em suas pinturas, ele retrata, não apenas o regionalismo, mas busca conscientizar a humanidade, por meio de sua arte, retratando os homens robóticos, a natureza mecanizada e a vida artificial. Hoje, o artista plástico sendo pesquisador e conhecedor de outras escolas, tem a segurança de afirmar que se caracteriza com o Realismo Fantástico. Suas obras são mundialmente conhecidas.
Sobre a exposição de Paulo Rodrigues (in memoriam)
“Amazônia: Um Olhar para a Preservação do Magnífico Santuário da Mãe Natureza” é uma exposição artística e cultural imersiva, homenageando o legado do artista Paulo Rodrigues. A mostra retrata a grandiosidade e a vulnerabilidade da Amazônia, dividindo-se entre a história do artista e obras que confrontam a devastação ambiental.
A coordenadora e organizadora do projeto, Irene Cascaes, viúva do artista Paulo Rodrigues, contextualiza a mostra, como uma busca do autor, em sensibilizar a sociedade para a preservação da Amazônia.
“As obras do Paulo incentivam à reflexão sobre a relação entre humanidade e natureza, culminando em um chamado à ação coletiva para proteger este tesouro natural”, enfatiza a coordenadora.
A exposição segue aberta ao público até 24 de agosto, das 9h às 18h, no Museu Sacaca, área central de Macapá.
Programação conta com apresentações diárias de artistas locais, com muita música, teatro, performances, dança e poesia, explorando toda a ambientação do Auditório do Museu.
O projeto da exposição foi contemplado em Edital pela Lei Rouanet Norte, uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal e recebe patrocínio do Banco do Brasil, com parceria do Banco da Amazônia, Caixa, Correios, IB Produções e Museu Sacaca.
Serviço:
Homenagem de Ivan Amanajás a Paulo Rodrigues
Data: 21 de agosto
Hora: 17h
Local: Museu Sacaca, Av.: Feliciano Coelho, 1509 – Trem, Macapá – AP
Entrada gratuita!