A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), responsável pelo sistema de bilhetagem do transporte público da capital oferece diversos pontos de atendimento para emissão e recargas dos cartões.
Os serviços estão disponíveis na União dos Negros do Amapá (UNA), na Rua General Rondon, nº 803, Central, na sede da CTMac na Av. Iracema Carvão Nunes, Centro, e na sede CTMac do bairro Alvorada, Rua Minas Gerais nº 32.
Onde emitir e recarregar cartões
Na UNA e na CTMac da Iracema Carvão Nunes, os usuários podem emitir cartões Cidadão e Estudante, ao custo de R$ 20,00. Para estudantes, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e comprovante de matrícula. Além disso, na CTMac da Iracema, também é possível realizar recargas de crédito nos cartões. O atendimento acontece de 8h às 17h.
Outra opção para recarga é o aplicativo Si.Go, que permite adicionar créditos com pagamento via pix, com tempo de recarga em até 2 horas e que está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.
Passe Livre para idosos e pessoas com deficiência
O benefício da gratuidade no transporte para idosos, pessoas com deficiência ou doadores de sangue, pode ser solicitado em qualquer uma das 7 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Para isso, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e documento que comprove o direito à gratuidade, como laudos médicos ou cartão de doador.
Nos casos em que há necessidade de acompanhante, também é exigida documentação que comprove essa necessidade.
Vale-transporte para empresas
Empresas que desejam fornecer vale-transporte a seus funcionários devem realizar o cadastro no site da Prefeitura de Macapá, aceitar os termos de uso e solicitar a quantidade de cartões e o valor da recarga pelo portal Sigom. O valor do cartão de vale-transporte empresarial é de R$ 15,00, e todo o processo pode ser acompanhado online.
O atendimento para a retirada dos cartões de vale-transporte acontece na CTMac Alvorada, das 8h às 15h. Com essas opções, a bilhetagem eletrônica de Macapá busca oferecer mais comodidade e acessibilidade para os usuários do transporte público.
Fonte: PMM/AP