29 casais do município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá, oficializaram suas uniões na última quarta-feira (21) durante uma edição especial do programa Casamento na Comunidade, do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). A cerimônia fez parte das celebrações dos 80 anos do município, e proporcionou um momento de festa e regularização civil para os moradores. A iniciativa foi promovida em parceria com a Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) e Cartório da cidade, que é responsável pelos registros.
A ação foi supervisionada pelo juiz Fábio Santana, que faz parte da coordenação do Programa, e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Oiapoque, que solicitou o evento como parte da programação da Semana de Aniversário da cidade.
“A equipe do Programa Casamento na Comunidade veio até o município de Oiapoque e a cerimônia foi um sucesso. 29 casais disseram o tão sonhado ‘sim’ em uma programação muito bonita, que também fez parte da programação de aniversário da cidade”, explicou o juiz Fábio Santana.
Mais sobre o Programa Casamento na Comunidade
Existente há mais de 23 anos, o projeto foi iniciado em 2002, ainda com o nome de Casamento Comunitário, o Programa Casamento na Comunidade proporciona a união de centenas de casais a cada edição. O público-alvo são casais que já convivem maritalmente, mas só podem contrair matrimônio as pessoas solteiras, viúvas e divorciadas legalmente, independente de cerimônia religiosa. A iniciativa já proporcionou mais de 15 mil casamentos desde sua criação.
Como participar
As inscrições para o “Casamento na Comunidade” são abertas sempre do dia 1º até dia 20 de cada mês. Os interessados devem procurar a Central de Conciliação, que funciona no Fórum de Macapá (localizada na Avenida FAB, nº 1.737, no bairro Central). O horário de funcionamento é das 07h30 às 18h, sem interrupção. Também estão disponíveis para tira-dúvidas e outras informações o número de WhatsApp (96) 99144-3740 e o e-mail [email protected].