O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Mulher (CAO-Mulher), promotor de justiça Saullo Patricio Andrade, está promovendo encontros com gestores de instituições públicas e entidades que fazem parte da rede de atendimento à mulher. As visitas e reuniões realizadas no decorrer da semana, de 15 a 18 de setembro, visam o planejamento de cursos e capacitações para um acolhimento mais humanizado às vítimas de violência doméstica.
Na segunda-feira (15), o promotor realizou visita institucional ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). Durante a visita, o promotor conheceu o Box Lilás e a Central Lilás, unidades especializadas no atendimento a mulheres vítimas de violência. Estiveram presentes o capitão Diego Alves, coordenador do Ciodes; o major Abreu, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP); o capitão Irlã Silva, da Polícia Militar do Amapá (PM-AP); e a tenente Sheila, representante do Box Lilás.

O membro do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e equipe conversaram com os responsáveis pelo atendimento, discutindo os principais desafios e estratégias para aprimorar o suporte às vítimas de violência doméstica. O promotor Saullo enfatizou o papel do Ministério Público no enfrentamento da violência de gênero e a importância da integração entre as instituições para garantir um acolhimento humanizado e eficaz.
Na parte da tarde, a equipe do CAO- Mulher visitou a Casa Abrigo Fátima Diniz, onde foram recebidos pela coordenadora da unidade, Suani Barreto, e assistentes sociais e psicólogas da Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) que atuam no local.
Durante a visita, o promotor conversou com a equipe sobre as principais dificuldades e ressaltou a importância da Casa Abrigo como espaço seguro para acolhimento e proteção. Reafirmou o compromisso do Ministério Público em apoiar e fortalecer as ações voltadas a essa proteção e garantia dos direitos.
No dia 17, na sala de reunião dos Centros de Apoio do MP-AP, o coordenador do CAO-Mulher reuniu com a tenente-coronel Sara e sua equipe da Sejusp. Em pauta, o planejamento de cursos de capacitação para os profissionais que atuam na rede de atendimento às vítimas de violência doméstica, visando a humanização.
O promotor Saullo Patrício finalizou a agenda da semana, nesta quinta-feira (18), com visita ao Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), onde conheceram o funcionamento e reuniram para alinhar e planejar ações de fortalecimento da rede. Participaram do encontro a secretária da Secretaria da Mulher, Adriana Ramos, a coordenadora do Camuf, Marinalva Silva, e a coordenadora do AMA LBTI, Simone de Jesus.
“Essas visitas reforçam o compromisso do CAO de Defesa da Mulher em promover a articulação e o fortalecimento da rede de atendimento, visando assegurar um suporte integral e eficaz às vítimas de violência de gênero”, ressaltou Saullo Patrício.
Fonte: MP/AP