Nesta sexta-feira (6), procuradores e promotores de justiça participaram da votação virtual para formação da lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado, Clécio Luís, para escolha do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), para o biênio 2025/2027.
O três mais votados foram o promotor de justiça Alexandre Monteiro, com 60 votos, o procurador de justiça Nicolau Crispino, com 43 votos, e o promotor de justiça Paulo Celso Ramos, com 41 votos, que concorre à reeleição.
O resultado foi anunciado pela presidente da Comissão Eleitoral, procuradora de justiça Clara Banha, acompanhada dos membros da comissão, promotores de Justiça Flávio Cavalcante e Vinícius Carvalho, apoiados pelos servidores Alan Brito e Fábio Ferreira, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/MP-AP).
Dos 82 membros votantes, foram contabilizados 100% de votos, sendo que cada membro poderia votar em até três candidatos dentre os oito inscritos: Afonso Pereira; Alessandra Moro; André Araújo; Alexandre Monteiro; Iaci Pelaes; Nicolau Crispino; Paulo Celso Ramos; e Ubirajara Ephina. Não houve votos em branco e nem nulos.
A presidente da Comissão Eleitoral destacou que, desde 16 de agosto, foram iniciados os trabalhos que culminaram nesse dia de votação para escolha do procurador-geral de Justiça para o biênio 2025/2027.
Logo após a apuração, a subprocuradora-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha, em razão do impedimento legal do PGJ e do subprocurador-geral para Assuntos Administrativos que concorrem no pleito, assinou o documento formalizando os nomes para que o governador Clécio Luís nomeie o chefe do Ministério Público do Amapá no prazo de até 15 dias.
“O ofício com o resultado está pronto para ser encaminhado ao governador do Estado que, pela lei, é obrigatório entregar no mesmo dia”, informou Clara Banha.
Acompanharam o encerramento da votação na Procuradoria-Geral de Justiça, além da Comissão Eleitoral, a procuradora de justiça e conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ivana Cei, o presidente da Associação dos Membros do MP-AP (Ampap), José Barreto, e os candidatos: Paulo Celso Ramos, Nicolau Crispino, Alexandre Monteiro e Alessandra Moro.
Presentes na apuração a chefe de gabinete, Christie Girão, e promotores de justiça: Gláucia Crispino; Jorge Canezin; Laércio Mendes; e Tiago Diniz.