Fátima Pelaes assumiu novamente, nesta quinta (09), o mandato de deputada federal. Ela possui extensa carreira política: teve cinco mandatos como deputada federal pelo Amapá, foi secretária de Turismo no estado e também chefiou a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres no governo federal, entre 2016 e 2018.
Em seu discurso de posse na Câmara, homenageou a deputada Aline Gurgel, que se licenciou e destacou a honra em voltar a representar a população de seu estado, com foco na saúde mental, esporte e educação. A deputada ainda reafirmou a luta com toda a bancada do estado para a exploração do petróleo no Amapá, gerando emprego e renda.
“Servir novamente o Amapá e o Brasil me honra com a mesma coragem e esperança que sempre me guiaram, porém com olhar mais atento aos desafios dos novos tempos. Queremos mostrar ao Brasil que é preciso crescer sem destruir, produzir sem excluir, avançar sem perder nossos valores e nossa identidade amazônica. O Amapá será um exemplo de que desenvolvimento, sustentabilidade podem caminhar juntos”, afirmou.
Durante seus mandatos na Câmara dos Deputados, Fátima Pelaes foi responsável por importantes legislações sociais. Foi autora da lei 11.942/2009, que beneficia mães e gestantes presidiárias com a instalação de berçários para amamentação e creches nas unidades prisionais e a lei 10.421/2012, que assegurou licença-maternidade para mães adotivas.
Pelaes também foi relatora da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), norma fundamental que estrutura a assistência social no Brasil.
Fonte: Republicanos