O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, neste domingo (27), a situação de emergência nas cidades amapaenses de Pracuúba, Tartarugalzinho e Calçoene, que sofrem com inundações. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
O ministro Waldez Goes está acompanhando a situação desde as primeiras chuvas. “Em nome do presidente Lula, reconhecemos hoje, sumariamente, a Situação de Emergência em três municípios do Amapá. A portaria já foi publicada, reforçando nosso compromisso com a nossa gente”, declarou. “Ao lado do governador Clécio, dos prefeitos Bruno Mineiro, Toinho e Júnior Leite, e com o apoio da Defesa Civil, vamos garantir que a ajuda chegue rápido a quem precisa”, finalizou o ministro.
Até o momento, o Amapá tem 14 reconhecimentos vigentes, dos quais três por inundações, quatro por rompimento de barragens e sete por outras infestações.
Tanto o município de Tartarugalzinho quando Calçoene, já estão recebendo ajuda humanitária desde o início dos alagamentos.