A área técnica do Ibama aprovou a proposta da Petrobras para a limpeza da sonda que deverá fazer a perfuração do bloco FZA-M- 59 na bacia da Foz do Amazonas.
“Tendo em vista as informações apresentadas pela empresa, incluindo as áreas de navegação e cuidados a serem tomados durante a execução dos corais do casco da embarcação, consideramos que a Proposta para o Gerenciamento da Bioincrustação por Coral-Sol no Casco da sonda ODN II NS-42 está de acordo com as recomendações do PPCEX da Atividade de Perfuração no Bloco do FZA-M-59, Bacia da Foz do Amazonas, e podem ser realizadas da forma que foram apresentadas”, destacou a nota assinada por uma analista ambiental da Coordenação de Licenciamento Ambiental de Exploração de Petróleo e Gás Offshore do Ibama.
A permissão é considerada um passo importante para a estatal na tentativa de explorar petróleo na Margem Equatorial brasileira. Para tanto, porém, a Petrobras ainda precisa de uma autorização total do Ibama.
A proposta da Petrobras é de realizar a limpeza da sonda na Baía de Guanabara e, depois do trabalho realizado, levá-la à Foz do Amazonas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deve se reunir com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, nesta semana para mediar a relação entre a Petrobras e o órgão ambiental e buscar um avanço na aprovação da licença ambiental.
Fonte: CNN e Valor