A Prefeitura de Macapá realiza, entre os dias 4 e 15 de agosto, o terceiro ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. Para o ciclo vigente, estão previstas as visitas de 6.700 imóveis em Macapá. No 2º ciclo de 2025, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), através do Departamento de Vigilância Ambiental, divulgou queda significativa no índice de Infestação Predial (IIP), aproximando o município da faixa de baixo risco para a dengue, conforme os parâmetros do Ministério da Saúde.

No levantamento anterior, foram vistoriados 6.821 imóveis em todas as zonas da capital. O levantamento não identificou áreas classificadas como de alto risco. O resultado do 2º ciclo do LIRAa é resultado do trabalho constante das equipes da SMVS. Além disso, a resposta positiva da população na contenção dos focos de proliferação do mosquito também proporcionam esse resultado.
O LIRa é um sistema de coleta de dados, recomendado pelo Ministério da Saúde. A partir deste levantamento é possível monitorar a infestação do mosquito, identificar criadouros e planejar ações eficazes para eliminar os focos, reduzindo a incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Fonte: PMM