Na manhã desta sexta-feira (5), o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo de Investigações do MP (Nimp), deflagrou a Operação Saldo Zero com o objetivo de desarticular um esquema de movimentações financeiras ilícitas ligadas a uma facção criminosa que atua no estado.

A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva contra pessoas investigadas por integrar a organização criminosa. A operação contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil, além de equipes do Batalhão de Força Tática, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo Tático Prisional (GTP).

Os mandados foram cumpridos em diferentes pontos da capital, incluindo o Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen), os bairros Infraero I, Infraero II e o bairro Central de Macapá.
De acordo com as investigações, os alvos são suspeitos de movimentar grandes quantias de dinheiro em contas pessoais para beneficiar a organização criminosa. O volume expressivo dessas transações financeiras foi determinante para que o MP-AP representasse pelas buscas, apreensões e prisões preventivas.
Fonte: MP/AP