A Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (Deam) de Santana deflagrou a operação “Ponto Final”, com o objetivo de combater casos de violência doméstica no município.
A ação resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva contra homens investigados por agredir e ameaçar ex-companheiras, além de descumprirem medidas protetivas impostas pela Justiça.
Um dos alvos foi um homem de 29 anos, localizado no Distrito do Anauerapucu. Ele é investigado por lesão corporal e por desobedecer medidas protetivas concedidas à ex-companheira, de 44 anos, com quem manteve um relacionamento por seis anos. Mesmo após a separação, ocorrida há cerca de quatro meses, o suspeito passou a perseguir a vítima de forma insistente.
De acordo com as investigações, a situação culminou em um episódio violento registrado em fevereiro deste ano. O homem teria abordado a vítima em um balneário e, em seguida, utilizado uma motocicleta para persegui-la em via pública, colidindo propositalmente contra o veículo conduzido por ela.
O impacto causou diversas lesões. Após o ataque, ele fugiu do local. Em depoimento à polícia, o investigado negou as acusações.
Outra prisão foi realizada no bairro Comercial. Um jovem de 22 anos, que já cumpria pena em regime monitorado por tornozeleira eletrônica por tráfico de drogas, foi detido por novas agressões contra a ex-companheira. O crime ocorreu no início deste mês, na Área Portuária de Santana.
Durante a abordagem, o suspeito confessou as agressões, alegando ter agido por impulso após um desentendimento relacionado ao horário de entrega do filho do casal.
No momento da prisão, ele foi encontrado com porções de maconha, materiais utilizados para embalo de entorpecentes e dinheiro em espécie. Diante disso, além do mandado de prisão, ele também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
A terceira prisão ocorreu na região central de Santana e envolveu outro homem, também de 29 anos, acusado de descumprir medidas protetivas em favor da ex-namorada, de 23 anos. Segundo a polícia, o suspeito apresentava comportamento obsessivo, monitorando constantemente a rotina da vítima.
No dia 4 deste mês, ele teria realizado diversas ligações afirmando estar em frente à residência da jovem e dizendo que queria vê-la “pela última vez”. A declaração causou temor na vítima, que interpretou a situação como uma possível ameaça grave. Diante do risco, a Deam solicitou imediatamente a prisão preventiva do investigado.
A operação “Ponto Final” reforça a atuação das forças de segurança no enfrentamento à violência contra a mulher em Santana, especialmente em casos de reincidência e descumprimento de medidas judiciais. A polícia destaca a importância da denúncia e do acompanhamento das vítimas para evitar que episódios de violência evoluam para crimes mais graves.
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.

