O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) participou, nesta sexta-feira (1º), da coletiva de imprensa que marcou o lançamento oficial da Operação Shamar no estado. A ação é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e integra a Campanha Agosto Lilás, que intensifica, durante todo o mês, o enfrentamento à violência contra a mulher.
Representando o TJAP, participaram do evento a juíza Marina Lustosa, Ouvidora da Mulher, e a juíza Elayne Cantuária, coordenadora-adjunta da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID/TJAP); além das servidoras da unidade, Sônia Ribeiro e Carla Regiane. A presença do Judiciário reforçou o compromisso com políticas públicas e ações de enfrentamento à violência de gênero.
A Operação Shamar ocorre em todo o território nacional e tem como foco o reforço à fiscalização de medidas protetivas, cumprimento de mandados, investigação de denúncias e desenvolvimento de campanhas educativas.
“A palavra Shamar, de origem hebraica, significa cuidar, guardar, proteger e zelar. São valores que devem orientar nossas ações diárias na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres,” destacou a juíza Marina Lustosa.
“O mês de agosto é símbolo de luta e enfrentamento à violência doméstica. O TJAP, por meio da CEVID, atua em várias frentes: no fortalecimento de políticas judiciárias e também como protagonista de ações públicas, junto a parceiros. Estar aqui hoje reafirma que essa é uma missão de todos os poderes,” reforçou a juíza Elayne Cantuária.
No Amapá, a operação é liderada pela Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) e conta com o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Militar, Poder Judiciário, Guarda Municipal de Macapá, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados e diversas instituições que compõem a rede de proteção às mulheres.
“A operação é um esforço coletivo. Reunimos instituições estaduais, municipais e federais para atuar com mais força, informação de qualidade às mulheres e, também, na conscientização dos homens. Só assim conseguimos prevenir e evitar novos casos de feminicídio,” explicou a delegada Marina Guimarães, coordenadora da operação no Amapá.
Amapá Por Todas Elas
Durante a coletiva, também foi lançada a Campanha “Amapá por Todas Elas”, promovida pelo Governo do Estado como parte das atividades do Agosto Lilás. A campanha prevê uma agenda extensa de ações educativas, preventivas e repressivas integradas. O encerramento da cerimônia foi marcado pelo acender simbólico das luzes em tom lilás.
“Essa luta deve ser coletiva e articulada. O Governo do Amapá está comprometido com a criação de políticas públicas efetivas de enfrentamento à violência contra a mulher. A união de todos os poderes e instituições é essencial para proteger vidas e garantir dignidade,” declarou o governador Clécio Luís.