O Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em conjunto com a Núcleo de Investigações do Ministério Público (NIMP), Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Polícia Federal e a Policia Penal por meio do Grupo Tático Penal (GTP) deflagrou, nesta sexta-feira (12), a “Operação Tonéis”. O objetivo é desmantelar uma complexa organização criminosa com atuação interestadual, concentrada no estado do Amapá.
A investigação revelou que o grupo criminoso estava estruturado de forma hierárquica e coordenada, dedicado à prática habitual dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, comércio ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro. Indicaram ainda que a organização utilizava uma logística sofisticada, valendo-se da via fluvial como principal meio de transporte.
A maioria dos integrantes investigados possui um extenso histórico criminal, respondendo ou tendo respondido previamente, em sua maioria, por crimes de tráfico de entorpecentes.
Na fase de cumprimento dos mandados expedidos pela Justiça, foram executadas 8 (oito) ordens judiciais de busca e apreensão em diversos locais estratégicos na capital Macapá/AP.

Ainda, foram cumpridos 3 (três) mandados de prisão preventiva, na capital e 2 (dois) indivíduos identificados como peças-chave na organização encontram-se foragidos. As instituições envolvidas mantêm as diligências para efetuar sua captura o mais breve possível.

O material apreendido será submetido à perícia e somado ao vasto acervo probatório para instruir o processo investigatório.

Os investigados poderão responder pelos crimes de Tráfico de Drogas, Associação para o Tráfico, Comércio Ilegal de Arma de Fogo, Integrar Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro, cujas as penas, somadas, ultrapassam 15 (quinze) anos de reclusão, além de multa.
O Ministério Público do Amapá, em atuação coordenada com a FICCO no combate ao crime organizado, garante que os envolvidos responderão rigorosamente perante a lei pelos graves crimes cometidos.

