A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Radier para desarticular uma organização criminosa investigada por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos federais.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nas residências de investigados e em empresas nos municípios de Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari.
A investigação apura o direcionamento de licitações para obras de engenharia, desde 2019, para empresas com indícios de serem de fachada e sem capacidade operacional. Segundo a apuração, os processos eram manipulados, e os contratos sofriam aditivos com valores superfaturados, com parte dos serviços sendo subcontratada informalmente.
A PF também identificou saques em espécie e transferências de valores a servidores públicos como estratégia para ocultar os recursos ilícitos. Apenas nos contratos analisados, o grupo teria movimentado mais de R$80 milhões.
Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, corrupção, organização criminosa e lavagem de capitais.