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A Gazeta do Amapá > Blog > Amapá > Saiba como solicitar a licença sanitária em Macapá
Amapá

Saiba como solicitar a licença sanitária em Macapá

Redação
Ultima atualização: 31 de julho de 2025 às 08:54
Por Redação 18 horas atrás
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Documento é obrigatório para o funcionamento legal de empresas nas áreas de saúde, alimentação e serviços essenciais - Foto: Arquivo/PMM
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A licença sanitária é um documento fundamental para que determinados empreendimentos possam operar de forma legal em Macapá. Emitida pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), ela atesta que o estabelecimento segue as normas de higiene, saúde e segurança exigidas pela Vigilância Sanitária, transmitindo maior confiança aos clientes.

Conteúdos
Como solicitar a licençaEtapas do processoDocumentos exigidos por tipo de atividadeEmpresas de Baixo RiscoEstabelecimentos VarejistasServiços de SaúdeServiços de Farmácia

Devem solicitar a licença estabelecimentos como farmácias, laboratórios, clínicas, restaurantes, padarias, lanchonetes e outros negócios ligados às áreas de saúde e alimentação.

No caso de Microempreendedores Individuais (MEIs), órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGs) e instituições sem fins lucrativos, há isenção da taxa para a emissão do documento. Mesmo isentos do pagamento, esses grupos ainda precisam cumprir todos os procedimentos exigidos para obtenção da licença e regularização da atividade.

Como solicitar a licença

A solicitação pode ser feita presencialmente, na sede da SMVS, localizada na Avenida Henrique Galúcio, nº 1991, entre as avenidas Jovino Dinoá e Leopoldo Machado, ou online, pelo e-mail: [email protected].

Para iniciar o processo, o responsável deve apresentar os seguintes documentos:

  • RG
  • Comprovante de residência
  • Documentos da empresa
  • Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) dos funcionários — obrigatório especialmente para estabelecimentos do setor alimentício
  • Comprovante de pagamento da taxa da Vigilância Sanitária

O primeiro passo é solicitar a emissão da taxa, com base no CNPJ da empresa e no alvará ou protocolo do Corpo de Bombeiros (que informa a metragem do imóvel). Após o pagamento, o contribuinte deve reunir a documentação e dar entrada no processo.

Etapas do processo

Após a abertura, o processo é encaminhado ao setor de fiscalização da SMVS.

  • Empresas de baixo risco são dispensadas da vistoria inicial e seguem diretamente para emissão da licença.
  • Empreendimentos de médio e alto risco passam por vistoria técnica, que deve ser realizada em até 30 dias.

Se o local estiver em conformidade, o processo segue para a assinatura da direção e do secretário da SMVS. A licença pode ser retirada presencialmente, mediante apresentação do protocolo original, ou enviada por e-mail, conforme a preferência do solicitante.

Documentos exigidos por tipo de atividade

Empresas de Baixo Risco

(Consultorias, serviços administrativos, pequenos comércios e similares)

  • Cartão CNPJ
  • RG e CPF do proprietário
  • Boletim de Cadastro Econômico
  • Comprovante de endereço atualizado
  • ASO dos funcionários
  • Comprovante de pagamento da taxa
  • Certificado de MEI (se aplicável)
  • Declaração Anual de Rendimentos do MEI
  • Alvará ou protocolo do Corpo de Bombeiros

Estabelecimentos Varejistas

(Comércio de alimentos, bebidas, cosméticos, entre outros)

  • Cartão CNPJ
  • RG e CPF do proprietário
  • Boletim de Cadastro Econômico
  • Comprovante de endereço atualizado
  • ASO dos funcionários
  • Declaração de Saúde
  • Comprovante de pagamento da taxa
  • Certificado de MEI e declaração anual (se aplicável)
  • Alvará ou protocolo do Corpo de Bombeiros
  • Certificado de controle de pragas e vetores

Serviços de Saúde

(Clínicas, consultórios, academias, óticas, funerárias e afins)

  • Cartão CNPJ
  • RG e CPF do proprietário
  • Boletim de Cadastro Econômico
  • Comprovante de endereço atualizado
  • ASO dos funcionários
  • Declaração de Saúde
  • Comprovante de pagamento da taxa
  • Certificado de MEI e declaração de rendimentos (se aplicável)
  • Alvará ou protocolo do Corpo de Bombeiros
  • Certificado de controle de pragas e vetores
  • Certificado de Responsabilidade Técnica (CRT)
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS – original)
  • Contrato com empresa de recolhimento de resíduos

Documentação complementar específica:

  • Academias: Certificado de registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF)
  • Óticas: Certificado de curso de optometria
  • Funerárias e crematórios: Documentos específicos informados no atendimento

Serviços de Farmácia

(Farmácias e drogarias)

  • Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE)
  • Cartão CNPJ
  • Alvará ou protocolo do Corpo de Bombeiros (com solicitação de vistoria)
  • Inscrição Estadual
  • Comprovante de pagamento da taxa da Vigilância Sanitária
  • Taxa da Anvisa (em caso de início de atividade ou alterações)
  • Certificado de controle de pragas e vetores
  • RG e CPF dos responsáveis legais
  • ASO dos funcionários
  • PGRSS atualizado pelo responsável técnico (original)
  • Certificado de treinamento em PGRSS
  • Contrato com empresa de recolhimento de resíduos
  • Registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) dos farmacêuticos
  • Contrato de trabalho dos farmacêuticos
  • Declaração de vínculo com o CRF/AP

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Redação 31 de julho de 2025 31 de julho de 2025
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