Em uma noite marcada pela emoção, união e compromisso, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) celebrou a penúltima edição de 2025 do programa Casamento na Comunidade, na quinta-feira (11), no município de Vitória do Jari, no Sul do Amapá. Ao todo, 50 casais oficializaram a união, que teve a participação da coordenadora do programa, juíza Joenilda Lenzi, que no ato representou a instituição judiciária.
A iniciativa, fruto de parceria com a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), prefeituras e cartórios municipais, garantiu a oficialização da união civil de casais, que por algum motivo, não puderam formalizar o matrimônio. Momento não apenas de formalidades, mas de construção de um passo a mais na união de uma família que já está constituída.
A coordenadora do Programa Casamento da Comunidade, juíza Joenilda Lenzi, congratulou os casais e a comunidade local durante o evento:
“Estamos muito felizes na penúltima edição do Casamento na Comunidade e percebemos que não só quem casou, mas toda a comunidade de Vitória do Jari estava bem receptiva conosco. Mais uma vez o TJAP e parceiros unidos para a concretização desse dia único e especial para todos esses casais”, ressaltou a magistrada.
Casais estes que lotaram, juntamente com seus familiares, o Complexo Esportivo Roniclei Macedo Barroso, em Vitória do Jari.
Casados há 28 anos, Josivane Leal e Luiz Carlos Mercês contaram que oficializar a união tão duradoura é a realização de um sonho. “Construímos nossas vidas juntos desde novos e quando soubemos das inscrições para o casamento aqui no município, não hesitamos em providenciar toda a documentação. Estamos emocionados e com a certeza de que mais uma vez estamos no caminho certo”, ressaltou o casal.
Histórias que percorrem anos, mas também que unem destinos e pessoas de lugares diferentes, como o jovem casal Luís Otávio e Adriane. O noivo, nascido em Minas Gerais e mergulhador profissional, se enamorou por Adriane, que é do município. Juntos, decidiram formalizar o encontro, que foi inesperado:
“Nos conhecemos em um comércio e começamos a namorar. Casar neste programa tão bonito é o começo da nossa história de vida. É só felicidade”, destacou o jovem casal, logo após o “sim” coletivo.
A cerimônia foi conduzida pelo juiz de paz da Comarca de Vitória do Jari, Daniel Leonardo e contou com a participação do prefeito de Vitória do Jari, Ary Duarte, de representantes do Cartório do município, além da comunidade em geral.
Nesta sexta-feira, 12, a última edição do Casamento na Comunidade 2025 oficializará o matrimônio também de 50 casais, na igreja Assembleia de Deus – A Pioneira, no bairro Castanheira em Laranjal do Jari, a partir das 17 horas.
Renovação do convênio para 2026
De acordo com o supervisor do programa, Macdowel Pureza, em 2025, com a inclusão dos casamentos em Vitória e Laranjal do Jari, já foram contabilizados 1.000 casamentos, com 500 na capital e 500 nos demais municípios, sempre em parceria com as prefeituras e as igrejas Universal e Assembleia de Deus – Ministério de Madureira. Para 2026, já iniciaram as tratativas para a renoção do convênio junto à Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) e demais parceiros. A expectativa é que as atividades sejam retomadas a partir do mês de abril.
Mais sobre o Programa Casamento na Comunidade
Iniciado em 2002, ainda com o nome de casamento comunitário, o Programa Casamento na Comunidade proporciona a união de centenas de casais a cada edição. Trata-se de uma política pública que garante dignidade, inclusão e segurança jurídica para milhares de famílias amapaenses.
O público-alvo é formado por casais que já convivem maritalmente, mas só podem contrair matrimônio as pessoas solteiras, viúvas e divorciadas legalmente, independente de cerimônia religiosa. A ação já proporcionou cerca de 25 mil casamentos ao longo de duas décadas.
Como participar
As inscrições para o “Casamento na Comunidade” são abertas sempre do dia 1º até dia 20 de cada mês. Os interessados devem procurar a Central de Conciliação, que funciona no Fórum de Macapá (localizada na Avenida FAB, nº 1.737, no bairro Central). O horário de funcionamento é das 07h30 às 18h, sem interrupção.
Também estão disponíveis para tira-dúvidas e outras informações o número de WhatsApp (96) 99144-3740 e o e-mail [email protected].
Fonte: TJAP

