O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou, na quinta-feira (24), na Associação dos Magistrados do Amapá (Amaap), em Macapá, a 1ª edição do programa “Casamento na Comunidade” de 2025. A cerimônia oficializou a união de 147 casais em uma celebração de amor e respeito entre os pares e seus familiares presentes no evento.
A iniciativa, promovida pelo TJAP, em parceria com a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) e o Cartório Jucá Cruz, teve o propósito de regularizar juridicamente os vínculos daqueles que, por falta de condições ou oportunidades, ainda não haviam registrado formalmente seus matrimônios.
O programa Casamento na Comunidade, além de ser um meio de formalização de uniões civis, promove dignidade, cidadania e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários entre os casais participantes. A cerimônia matrimonial foi conduzida pela juíza Joenilda Lenzi, coordenadora do programa, e pela juíza de Paz Thaynara Maciel, que desempenham papel fundamental na concretização desse compromisso social.
Entre os recém-casados, estavam os instrumentistas Victor Sampaio e Rebecka Sampaio, que expressaram a felicidade em poder iniciar um novo capítulo em suas vidas.
“Nossa história começou lá em 2017, quando nos conhecemos em uma orquestra. Nós somos instrumentistas e, desde lá, começamos uma amizade. Namoramos por cinco anos e hoje, finalmente, realizamos esse sonho e consumamos nosso casamento”, pontuou Victor Sampaio.
“A sensação é de muita emoção. Nossa jornada foi difícil, fomos nós por nós e Deus por nós também. É muito gratificante, um alívio. Uma sensação imensa de gratidão”, destacou Rebecka Sampaio.
A juíza Joenilda Lenzi destacou a importância desse momento e explicou como participar em uma das cerimônias de 2025.
“Todos se dedicaram para participar desse momento maravilhoso. São 147 casais que realizaram um sonho: o matrimônio. Para quem planeja participar do programa Casamento na Comunidade, as inscrições permanecem abertas durante todo o ano. Quem já é casado, também pode renovar seus votos nas cerimônias que fazemos sempre em dezembro. Basta procurar a equipe no Fórum de Macapá, onde há uma sala exclusiva para esclarecimentos de dúvidas e realização de inscrições”, detalhou a juíza.
Como participar
As inscrições para o “Casamento na Comunidade” são abertas sempre do dia 1º até dia 20 de cada mês. Os interessados devem procurar a Central de Conciliação, que funciona no Fórum de Macapá (localizada na Avenida FAB, nº 1.737, no bairro Central). O horário de funcionamento é das 07h30 às 13h.
Também estão disponíveis para tira-dúvidas e outras informações o número de WhatsApp (96) 99144-3740 e o e-mail [email protected].
Fonte: TJAP