Desde criança, o mês de dezembro é um mês muito especial para nós e muita gente. Não somente por ser o mês de receber e dar presentes, mas também por ser um mês especial e diferente dos outros meses. Não é difícil de encontrar alguém que seja envolvido com o clima de natal, ou que sinta uma mudança em seu coração.
É muito comum, na noite de natal, se ouvir a frase: Feliz Natal. Mas de fato, o que significa esta frase tão dita por milhares de pessoas, seguida de um forte abraço e sorrisos? Ela traz intrínseca uma mensagem de fé, de amor, de paz, de saúde, de alegria e felicidade e, ao mesmo tempo, de crescimento e sucesso na vida pessoal e profissional. Desejar Feliz Natal significa dizer que se trata de uma pessoa cristã, que acredita em Deus e em Jesus Cristo.
Devemos celebrar a paz, a saúde, o amor, a justiça, a fraternidade, a bondade, o compartilhamento e a empatia. Acreditar em Papai Noel e crer no nascimento de Jesus faz parte da esperança, da crença (independente de qual seja), das relações humanas e de uma esperança que não podemos perder.
O clima de amor ao próximo, trazido pelo natal, fica cada vez mais forte ao se aproximar o dia 25, onde são feitas as ceias natalinas com as famílias e amigos, e também onde muitos esperam por amor, por aquele abraço confortante e pelo afago do perdão. Mas de fato, o que é o perdão? Por que ele é tão importante para o ser humano?
O perdão é fruto do amor, e só quem ama perdoa. No entanto, não é quem ama com aquele amor egoísta, aquele amor focado em si, mas sim quem ama com o amor que vem de Deus e do coração d’Ele, porque é esse amor que primeiro nos perdoa, é esse amor de forma infinita, sem ter conta.
Amor e perdão são sentimentos que devem caminhar juntos. Por isso, enquanto você culpar a si mesmo e, principalmente, a sua família pelo que você é ou pelo que você não conseguiu ser, a sua vida não terá um horizonte. Ter um norte na vida é olhar para longe e voar para esse lugar. É um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.
Perdão é a ação humana de se livrar de uma culpa, uma ofensa, uma dívida e etc. O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio, pois assim ensinou Jesus:” Pois, se perdoardes aos homens as suas ofensas, assim também vosso Pai Celeste vos perdoará. Entretanto, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
Perdoar, diferentemente do que pode parecer à primeira vista, não é esquecer. O perdão faz parte de um processo que, muitas vezes, é doloroso, mas extremamente necessário para a nossa libertação. É como mexer em uma ferida. Resistimos em mexer nela, em abrir e passar o remédio necessário. Mas é dessa forma que ela irá cicatrizar a não doer mais. Expor o ferimento da alma e tratá-lo, não é um ato confortável, mas crucial para que possamos alcançar a cura. O perdão traz alivio e conforto para alma, tanto para aquele que perdoa, quanto para aquele que é perdoado.
O perdão de coração é algo que nos torna pessoas melhores, não só para nós mesmos, mas para todos os que estão à nossa volta. E sempre esperamos que isso possa ajudar a nós mesmos e nossos amigos, familiares e vizinhos, e que possamos praticá-lo de forma cada vez mais frequente e genuína em nossas vidas, pois o perdão é verdadeiramente um ato de amor ou quem sabe o maior de todos os presentes natalinos.
Quem não perdoa, limita as suas possibilidades de amar, tirando de si a oportunidade de se livrar das amarras negativas do passado e seguir adiante, pois perdoar é uma das atitudes mais nobres que se pode ter. O perdão conforta corações e promove a paz de espírito. Não é à toa que perdoar é divino. O perdão é um dos ingredientes do amor, o qual faz do perdão uma atitude nobre e um ato de sabedoria, pois perdoar as pessoas traz paz e alegria à nossa vida.
Nada nos trará mais o Espírito de Deus do que o fato de sermos bondosos, atenciosos, caridosos, longânimes e estarmos sempre dispostos a perdoar. Nada nos trará mais alegria do que estarmos prontos e dispostos a perdoar as faltas de nossos semelhantes contra nós e nada nos trará maior condenação do que endurecermos nosso coração e nutrirmos sentimento de ira e vingança por aqueles que nos cercam.
O perdão também pode curar feridas espirituais e trazer a paz e o amor que só Deus pode nos conceder.
Desejo que você possa viver esta época tão feliz junto de quem mais ama, partilhando amor, saúde, esperança e paz. Que seja mais um Natal abençoado, com muitos presentes, mas sem nunca esquecer que o mais importante são: Amor e Perdão expressados por meio de abraços e o carinho entre todos. Feliz Natal!
O amor é a eternidade
Da alma
E a verdade que permeia
A vida
(Jorge A. M. Maia)
Perdoar é sair de seu próprio
mundo
E entrar no mundo
É enfrentar o seu próprio
realismo
Deixando para traz, na bagagem,
o seu rancor, como também,
o próprio egoísmo.
(Jorge A. M. Maia)