Após dois anos do apagão que atingiu 13 dos 16 município do Amapá, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a multa, no valor de R$ 5,7 milhões ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo serviço.
O auto de infração com a multa entregue foi entregue em maio de 2021, mas a ONS entrou com recurso. Na terça-feira (29), a diretoria da Aneel se reuniu e decidiu manter a penalidade.
O recurso apresentado pelo operador dizia que o órgão não teve responsabilidade pela ocorrência e que atuou para o restabelecimento da eletricidade.
A falta de energia elétrica atingiu o estado em novembro de 2020. Foram mais de 30 dias no escuro, o que gerou corrida por água, alimentos, combustível e causou prejuízos para empresários. Cerca de 765 mil habitantes foram afetados.
Apenas os municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Vitória do Jari não foram atingidos a época, porque contam com sistemas isolados.

