Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Anna Macedo > Areia para gatos: como escolher a melhor opção para tutores e seus pets
Anna Macedo

Areia para gatos: como escolher a melhor opção para tutores e seus pets

Redação
Ultima atualização: 6 de abril de 2025 às 03:56
Por Redação 2 meses atrás
Compartilhar
Compartilhar

Quem tem gato sabe que escolher a melhor areia higiênica é um processo complicado.
Tem as areias que formam torrões com o xixi, as de sílica, as de madeira, as ecológicas, as com cheiro e por aí vai.
O problema é que o gato nem sempre aceita a areia que o dono compra. Alguns não gostam do odor ou da textura diferente e podem até parar de usar a caixinha.
“A escolha do substrato (material) ideal para a caixa de areia do gato deve considerar tanto a preferência do animal quanto aspectos de segurança e higiene”, explica Thiago Henrique Vendramini, professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP).
Não existe a areia ideal, mas sim aquelas de melhor desempenho. Tem que ser confortável para o gato e fácil de limpar para o tutor.
O que os gatos preferem?
“A maioria dos gatos prefere substratos finos, macios, naturais e aglomerantes”, comenta o professor. São aquelas que lembram terra ou areia que os felinos usariam na natureza.
“No entanto, alguns gatos podem apresentar preferências individuais, por isso, é importante observar a aceitação do material”, diz.
O que é mais seguro para os felinos?
Segundo Vendramini, os materiais utilizados devem ser confortáveis para o animal.
˜Existe também a preocupação de que, se o animal ingerir uma pequena quantidade de produto, não ocorra intoxicação”.
Exemplos de materiais que podem ser bem aceitos pelos gatos: granulados com mandioca, sílica fina (“micro”), granulados de madeira ou pinus e areias biodegradáveis. De preferência, que formem torrões de xixi, que podem ser retirados com facilidade.
A composição dos grãos deve ser de materiais inertes, que não ofereçam riscos de alergias ou contaminação à pele do felino, sem perfumes.
Exemplos de materiais que podem ser bem aceitos pelos gatos: areias mais grossas (com grãos maiores, que podem machucar) e aquelas com produtos com cheiros ou que prometem remover o odor.
Gatos tendem a rejeitar areias com cheiros artificiais, diz o professor da USP. Algumas fragrâncias presentes na areia podem até causar irritações respiratórias.
Produtos que combatem os odores também devem ser evitadas. “O controle do odor deve ser feito pela limpeza regular da caixa e não pela adição de produtos perfumados”, informa Vendramini.
Areias muito grossas, com grãos pontiagudos, podem ser desconfortáveis para as patas dos gatos.
No caso específico da sílica, um material que absorve bastante a urina e não forma torrões, Vendramini cita que existe uma preocupação sobre a poeira ser irritante para o pulmão do gato. “Mas ainda não há consenso sobre seu impacto a longo prazo”.
Receitas caseiras de areia são recomendáveis?
Misturas caseiras podem gerar poeira excessiva e tornar o local insalubre, não sendo recomendado seu uso, de acordo com Juliana Damasceno, professora do mestrado da FMVZ-USP.
“Além disso, esses materiais podem conter parasitas e não garantem a higiene adequada para o gato e para o ambiente”, afirma.
Quantas caixas de areia devo ter em casa?
“A regra geral é o número de gatos mais um”, completa Damasceno. Se são 2 gatos, o local precisa de três caixinhas de areia.
As caixas devem estar localizadas em mais de um ponto da casa, para evitar disputas e garantir um lugar limpo sempre disponível para os gatos. Não adianta ter 3 gatos e 4 caixas, mas todas em um mesmo ambiente.
A caixa de areia deve ter uma camada de 7 a 10 cm de espessura e grande o suficiente para que o gato caiba e consiga se movimentar com conforto.
“Idealmente com o tamanho de ‘um gato e meio’ do rosto até a ponta da cauda, para que enterre seus dejetos sem que a urina atinja rapidamente o fundo da caixa, evitando odores desagradáveis e facilitando a limpeza”, finaliza Vendramini.
E quem mora em um lugar pequeno, sem espaço para muitas caixas?
A veterinária Nathalia Terra, especializada em clínica médica de gatos, explica que existe o “cenário ideal e o cenário real” das pessoas que moram em apartamentos pequenos, principalmente nas grandes cidades.
“O importante é sempre ter pelo menos duas caixas localizadas em locais diferentes da casa”, comenta. Mas, se não houver espaço, os tutores precisam aumentar a frequência de limpeza da caixinha.
“Uma caixa para dois gatos não vai ser tão ruim, desde que a limpeza seja adequada”, complementa. A médica diz que, em um caso assim, limpar várias vezes ao dia e, uma vez por semana, fazer a higiene completa da caixinha.
Um gato pode evacuar de uma a duas vezes ao dia e urinar até 4 vezes ao dia. “Se um gatinho já faz isso por dia, imagine vários”, finaliza Terra.

Você pode gostar também

Saiba a que gênero pertence a lontra e mais: 10 curiosidades do animal

Como ensinar um gato filhote a usar caixa de areia? Veja algumas dicas

O que as aves comem? Veja dicas para uma alimentação saudável

Por que as tartarugas vivem tanto tempo e outros animais, tão pouco?

Papo Animal

Redação 6 de abril de 2025 6 de abril de 2025
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior DE DEUS RECEBEMOS A ESPERANÇA E O RENOVO
Próximo artigo Histórias, realidades e as viseiras de burros

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Petróleo na Margem Equatorial: a chance histórica de transformação para o Amapá
Vicente Cruz
A ditadura judicial no Brasil exposta ao mundo pelos EUA
Gesiel Oliveira
CONDROMALÁCIA – o caso de sucesso da Fernanda Venturini, a atleta de ouro do Brasil!
Dr Tércio Rocha
Besaliel Rodrigues
Besaliel Rodrigues
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?