Isso significa que, se você estiver bem informado sobre o assunto, terá condições de entender quando receber uma indicação do uso de um aparelho pelo seu dentista. E nesse momento iremos te ajudar com esta leitura.
EM QUE CONSISTE UM APARELHO ORTODÔNTICO?
O aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é um dispositivo utilizado por ortodontistas em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. Serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais (https://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho Ortodôntico).
TIPOS DE APARELHO ORTODÔNTICO
Por muito tempo, as pessoas deixavam de usar aparelho ortodôntico devido aos aspectos deste na boca. Apesar da necessidade de correção da oclusão, o aspecto estético não favorecia.
Com o passar do tempo, as técnicas foram sendo aprimoradas e com ela a estética também foi desenvolvida para atender a todas as más oclusões e a todos os pacientes.
Os especialistas em Ortodontia são os responsáveis por realizar o planejamento e a análise da situação de cada paciente, indicando assim qual a melhor técnica e dispositivo a ser usado para a má oclusão apresentada em cada caso.
APARELHO ORTODÔNTICO AUTOLIGADO
Os aparelhos autoligados referem-se a uma técnica ortodôntica que utiliza dispositivos que possuem uma presilha bastante flexível, capaz de prender um fio de aço de alta qualidade à canaleta do bráquete (peça colada ao dente para promover a movimentação dentária, visando à sua correção da má oclusão no arco dentário).
Sendo assim, não há necessidade de ligaduras (borrachinhas), pois ao fechar a canaleta, o fio que envolve o arco dentário é preso pelo bráquete e este já está preso ao dente.
Ao contrário de outros tratamentos, os bráquetes autoligados não possuem ligaduras elásticas externas, para os unir ao arco e a canaleta do braquete, sendo encarregados de exercer pressão sobre os dentes para trazê-los à sua posição correta.
A presilha flexível é a responsável por travar o fio dentro da canaleta e, assim, o conjunto exerce a força para movimentação do elemento dentário.
No mercado existem diferentes marcas nacionais e importadas de aparelho ortodôntico autoligado, os quais atendem as técnicas necessárias e com valores variados.
Entretanto, a ideia básica é sempre a mesma: eliminar a necessidade de elásticos e borrachinhas, conferindo ao paciente a possibilidade de evitar os desconfortos dos métodos tradicionais.
Realizar um tratamento ortodôntico corretivo com aparelho ortodôntico autoligado permite aos pacientes:
Obter tratamentos de menor duração, uma vez que o sistema de ancoragem proporciona movimentos mais rápidos dos dentes;
Reter quantidades menores de resíduos alimentares evitando o surgimento da placa bacteriana (incluir o link da matéria sobre placa bacteriana revisado na semana passada), à medida que não é necessário utilizar ligaduras, como na ortodontia convencional;
Evitar, a depender do caso, a realização de extrações dentárias, já que os bráquetes realizam movimento para criar mais espaço no arco dentário e alinhar os dentes;
Redução de feridas e irritação nas gengivas; e
Alinhar e nivelar os dentes no arco, atendendo ao melhor resultado oclusal em cada caso, obtendo-se assim um sorriso mais funcional e estético.
Entre as vantagens do aparelho ortodôntico autoligado, destacam-se:
Com a eliminação da necessidade de ligaduras elásticas, é possível evitar desgastes e desajustes no aparelho, de modo que as visitas de emergência ao dentista se tornam menos frequentes;
Os aparelhos autoligados têm uma limpeza mais simples e geram menos resíduos do que os aparelhos tradicionais, favorecendo uma melhor higiene bucal durante o tratamento; e
A duração será estabelecida pelo ortodontista ao fazer o planejamento de cada caso particular, variando geralmente de 12 a 24 meses e dependerá, sobretudo, da má oclusão do paciente em questão.
APARELHO ORTODÔNTICO ESTÉTICO
Os recentes avanços na ortodontia permitem a projeção de tratamentos dentários personalizados e muito mais estéticos, aprimorando o alinhamento dos dentes junto com a funcionalidade da oclusão. Com efeito, a ortodontia estética consiste na maneira de modificar a estrutura dentária com o menor impacto possível.
Nos dias atuais, há diferentes tipos de procedimentos relacionados à ortodontia estética, cada qual com suas próprias peculiaridades. Sem dúvida, o tratamento ortodôntico mais estético do momento é a ortodontia invisível, mas não é a única alternativa para se melhorar o sorriso.
Até bem pouco tempo atrás, os tratamentos ortodônticos eram realizados a partir de bráquetes metálicos, plásticos e de resinas. Dispositivos com suportes de metal ainda existem – devido ao seu baixo custo e os resultados que oferecem, o porém é a estética deles.
Os bráquetes de plástico, por outro lado, geram os mesmos resultados que os metálicos, proporcionando uma maior estética – o problema, aqui, é que estes aparelhos tendem a amarelar, comprometendo a estética do paciente.
Felizmente, é possível utilizar alternativas muito mais atuais em termos de ortodontia estética com aparelhos, como:
APARELHO ORTODÔNTICO DE SAFIRA
A safira é um material biocompatível que entrou fortemente no campo da ortodontia. Ela já vem sendo usada em uma vasta gama de tratamentos, como a implantodontia. Sua translucidez e alta resistência transformaram-na em uma solução altamente estética para realização de quase todos os tipos de tratamentos.
Os bráquetes de safira são da mesma cor dos dentes e bastante translúcidos, fazendo com que o aparelho seja praticamente imperceptível. Além disso, os arcos usados são muito mais finos e discretos.