Estamos atuando de uma forma integrada, utilizando as nossas Forças Armadas, as agências ambientais e de fiscalização, os órgãos de segurança pública federais e estaduais e demais agências civis.
Entre essas agências civis está o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIo, que tem atuado de uma forma proativa, tanto nas ações do Plano Amazônia 2021/2022, como nesta Operação Samaúma que está em curso abrangendo parcelas dos estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Rondônia.
Essa semana conversei com Fabio Menezes, gerente do Instituto Chico Mendes na Amazônia e que me repassou informações importantes sobre como o instituto vem atuando nessas operações que são conduzidas pelo conselho.
Dentre as inúmeras atuações do instituto, vou citar algumas como exemplo. No último dia 14 de julho, em Rondônia, o instituto apreendeu 700 metros cúbicos de madeira, logo depois em outra operação no mesmo local, aplicaram multas no valor de R$ 39 milhões, são resultados expressivos e que mostram como o instituto desenvolve, ao mesmo tempo, várias ações.
Fabio me falou que o instituto faz a gestão de 130 Unidades de Conservação no Bioma Amazônia, esse território equivale a 63 milhões de hectares, ou seja, cerca de 8% do Brasil.
Em 2020 foram executadas, pelo instituto, 290 ações de fiscalização, lavrou mais de mil autos de infração que, somados, totalizam 424 milhões em multas, esses resultados são recordes históricos, consequência do empenho dos servidores, do planejamento estratégico e da parceria com outras instituições, em especial com o Exército Brasileiro no contexto da GLO, ou seja, as Unidades de Conservação da Amazônia nunca foram tão fiscalizadas.
A GLO, com a atuação das Forças Armadas, das forças de segurança e das agências ambientais traz uma oportunidade do instituto melhorar a qualidade das ações de fiscalização e a quantidade das ações nas unidades.
Fabio ressaltou que as ações de fiscalização planejadas pelo instituto para 2021, quase 300 em Unidades de Conservação, estão sendo executadas e, muitas delas, com a chegada da GLO, receberam reforço do Exército Brasileiro, Policia Federal, Ibama, Abim, Força Nacional e de outros parceiros, consequentemente as ações de fiscalização ganharam muito em qualidade durante o período da GLO.
As ações desenvolvidas foram direcionadas para alvos mais complexos, como grandes garimpos, grandes desmatamentos e, até mesmo, sendo executadas em ambientes mais agressivos.
Nós estamos avançando e, como sempre reforço, os infratores serão alcançados pelo braço da lei, cada vez mais estamos indo nessa direção com os resultados alcançados pela Operação Samaúma. Com perseverança, foco e muito trabalho vamos reverter o quadro atual, pois nossa missão é buscar a melhor maneira de proporcionar a proteção, a preservação e o desenvolvimento da Amazônia.
Minhas amigas e amigos, antes de me despedir, quero novamente alertar sobre os cuidados preventivos contra a pandemia da covid-19, por isso eu lembro a parcela da população que espera ser vacinada não deixe de se vacinar. Os que tomaram a primeira dose voltem para tomar a segunda.
Meu forte e fraterno abraço a todos e até semana que vem