01. As 10 (dez) maiores igrejas evangélicas do Brasil: Vejam o ranking das dez igrejas evangélicas com maior membresia no território brasileiro: 1ª) Assembleia de Deus – 12 milhões de membros; 2ª) Igreja Congregação Cristã no Brasil – 4,5 milhões de membros; 3ª) Igreja Universal do Reino de Deus – 2,0 milhões de membros; 4ª) Igreja do Evangelho Quadrangular – 1,9 milhão de membros; 5ª) Igreja Batista Brasileira – 1,8 milhão de membros; 6ª) Igreja Adventista do Sétimo Dia – 1,7 milhão de membros; 7ª) Igreja Internacional da Graça de Deus – 1,2 milhão de membros; 8ª) Igreja Pentecostal Deus é Amor – 845 mil membros; 9ª) Igreja Presbiteriana do Brasil – 700 mil membros; 10ª) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – 600 mil membros. Estes números ainda são maiores se acrescentados os congregados não batizados e os que estão sem se congregar.
02. Curso de Especialização em Ciências da Religião da Unifap: Promoveu Mesa Redonda. O evento discutiu o ensino religioso no ambiente escolar. “Ciências da Religião e Ensino Religioso na Amazônia” foi a temática da Mesa Redonda promovida pelo curso de Especialização em Ciências da Religião da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O evento ocorreu no dia 8 de março, às 18h, no auditório do Departamento de Letras e Artes (Depla), campus Marco Zero. Foram discutidas temáticas inerentes ao Ensino Religioso no âmbito escolar, bem como o histórico das Ciências da Religião e a importância de ambos para a formação cidadã. A Mesa Redonda teve a presença do Prof.º Dr. Rodrigo de Oliveira (PUC/SP), Prof.ª Me. Maria Lourdes Sanches Vulcão (Seed/AP) e Prof.º Me. Gleidson Salhed (Seed/AP). Fonte: Site da Unifap.
03. Podcast Família EBD do Amapá: A Equipe responsável pela Escola Bíblica Dominical – EBD do Templo Central da Assembleia de Deus – A Pioneira lançou mais uma ferramenta de promoção da referida escola: O Podcast semanal denominado “Podcast da Família EBD do Amapá”, que vai ao ar, ao vivo, todos os sábados, das 10h ao meio dia, pelas redes sociais da citada denominação. Vale destacar que a referida Igreja já possui uma “EBD Online”, criada no tempo da pandemia para atender, via remota, os fiéis que ficaram reclusos por um período em lockdown. Mas, depois que acabou a pandemia, a “EBD On line” continuou funcionando com outro objetivo: atender aqueles que, por algum motivo, não podem participar presencialmente das Escolas Dominicais nos templos. Agora, com o Podcast, as 214 (duzentas e catorze) filiais da Igreja estarão interligadas em notícias, entrevistas, dicas, tutoriais, ministrações de resumos etc., por meio deste canal que possibilitará o acesso a uma série de informações facilitadoras para o melhor incremento e funcionamento das EBDs em todas as Congregações e Campos ligados à Agremiação Pentecostal.
04. “Avançando pela fé”: Este é o novo slogan anual de todas as Assembleias de Deus ligadas à CADB – Convenção Nacional da Assembleia de Deus no Brasil, cuja Sede funciona na Cidade de Belém do Pará. A Assembleia de Deus – A Pioneira do Estado do Amapá é filiada a esta Convenção. Então, adotou o citado slogan em todas as suas mídias, impressos e correspondências. Também, o novo slogan tem incidência na temática anual dos estudos bíblicos ministrados oficialmente todas as terças-feiras no Templo Central e nas temáticas das festas anuais de todos os departamentos eclesiásticos da denominação evangélica.
05. Brasil: Universidades e cientistas sem destaque no mundo. A universidade do país mais bem ranqueada (a USP) fica próxima do 250º lugar. E não há um cientista brasileiro entre os 200 mais relevantes do planeta. Gestão educacional, este é o problema do Brasil, que, ao que parece, ninguém se dispõe a resolver e nem saber de como andam deficientes nossos ensinos básico e médio. Tomamos como medida comparativa com outros países as avaliações feitas pelo que é uma espécie de Enem mundial, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Programme for International Students Assessment, no original)
O Pisa é o programa trianual de avaliação estudantil da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Mostramos como o deficiente ensino brasileiro – um dos piores do mundo – prejudica nossos jovens na busca da cidadania e do sustento. As autoridades que deveriam ser responsáveis pelo setor educacional e as autoridades públicas em geral se omitem no reconhecer e tratar o angustiante problema. Fonte: www.jornalopcao.com.br.
DESTAQUES DA SEMANA
1- O Brasil está mudando sua matriz cristã, ou seja, está migrando do catolicismo para o protestantismo.
2- Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira lançou em suas redes sociais o Podcast Família EBD do Amapá.
3- “Avançando pela fé” é o novo lema anual da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 11: Mulheres pastoras: Ensaio sobre o fundamento e pertinência do Ministério feminino no século XXI. Autor: Samuel Alexandre Martins. Editora: Jesus sempre, Lisboa, 2023, 174p. Site: https://jesussempre.pt/produto/mulheres-pastoras/
Diz o autor: “Este pequeno livro surgiu, também, na sequência de mais algumas etapas percorridas nos meus estudos académicos. A primeira, relacionada com a elaboração do relatório final da pós-graduação em Ciências da Religião pela Universidade Rio Sono, Brasil, numa perspectiva obviamente académica e de reflexão científico-religiosa; a segunda, adstrita à exposição final no curso de Licenciatura em Teologia, no MEIBAD, e, por fim, também no que respeita ao Mestrado em Divindade, no seminário Antioquia, no qual as vertentes bíblica, histórica, exegética e teológica referentes ao assunto tiveram maior incidência. Não seria necessário, mas faço questão de dizê-lo, esta minha reflexão, por um lado, não é contra ninguém, e, por outro, não pretende ser a palavra final em relação a tão complexo e apaixonante assunto.”.
ESPECIAL
Direito & Cidadania: Dica 011. Serviços que atendem exclusivamente a mulheres: Além dos telefones 100 e 180, as mulheres podem pedir socorro aos seguintes órgãos: a) Centros Especializados de Atendimento à Mulher: que se encontra em situação de violência; b) Casas-Abrigo: proteção contra ameaças de morte; c) Casas de Acolhimento Provisório: para proteção em situações menos graves; d) Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs): para casos de urgência policial; e) Núcleos ou Postos de Atendimento à Mulher nas Delegacias Comuns: atendimentos em geral; f) Defensorias Públicas e Defensorias da Mulher (Especializadas): assistência jurídica; g) Juizados Especializados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: órgãos da Justiça Ordinária com competência cível e criminal – Lei nº 11.340/2006; h) Promotorias e Promotorias Especializadas: promove a ação penal nos crimes de violência contra as mulheres; i) Casa da Mulher Brasileira: centro integrado de serviços especializados; j) Serviços de Saúde Geral e Serviços de Saúde voltados para o atendimento dos casos de violência sexual e doméstica.
REFLEXÃO
Tema: Tema: Frida Vingren, mulher virtuosa.
Diz Provérbios 31.10: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.”
Em homenagem ao Dia da Mulher, registramos que na historiografia assembleiana brasileira, Frida Vingren deve ser considerada a principal figura feminina e um dos mais emblemáticos exemplos de vida cristã.
Frida foi esposa, mãe, dona de casa, enfermeira, pregadora, evangelista, ensinadora, instrumentista, compositora, tradutora, intérprete, cantora, redatora, articulista, poetisa, comentarista de revistas da Escola Dominical, exercia os dons espirituais de profecia e línguas e liderou as Assembleias de Deus de Belém do Pará e de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.
Ela foi o principal motivo da convocação da primeira Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil em 1930. Ao lado do esposo Gunnar Vingren, foi fundamental para a consolidação das Assembleias de Deus, hoje a maior denominação evangélica do Brasil e a maior igreja pentecostal do mundo.
Atuou no Brasil nas décadas de 1920 e 1930 e marcou a história do protestantismo mundial.
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com a letra “J”: 01. Joias. Aqui temos duas situações: a) A pessoa precisa de algum capital para empreender e tem alguma(s) joia(s), uma aliança, um cordão/pulseira de ouro etc. Ela pode vender, ou penhorar, investir o recurso e comprar novamente lá na frente; ou b) Vender joias e semi-joias; 02. Joint venture: Expressão inglesa utilizada na área do empreendedorismo para definir uma parceria, uma “união com risco”, ou seja, união entre empreendedores, por tempo limitado, a fim de compartilhar ações e potencializar ganhos. Exemplo: Um entra com o freezer e o outro com as bebidas para gelar. Ao final, dividem o lucro.
Para que as pessoas saibam e comprem/contrate você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram, Google Ads etc. Tenha atitude e veja que as portas se abrirão para você.