Homenagem bíblica. Por 289 vezes a palavra “mãe” ou “mães” aparece na Bíblia. Lendo-as, notamos que o princípio segundo o qual as mães devem ser honradas (Êxodo 20.12), junto com os pais, é repetido várias vezes, no Antigo e no Novo Testamento.
Neste domingo de Dia das Mães, queremos parabenizá-las por meio da citação de duas mães bíblicas que marcaram a história da humanidade.
1. Eva, a 1ª mãe do planeta: Diz a Bíblia, em Genesis 2.18-24 e 4.1-2 – NTLH: “18- Depois o Senhor disse: – Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade. 19- Depois que o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves, ele os levou ao homem para que pusesse nome neles. E eles ficaram com o nome que o homem lhes deu. 20- Ele pôs nomes nas aves e em todos os animais domésticos e selvagens. Mas para Adão não se achava uma ajudadora que fosse como a sua outra metade. 21- Então o Senhor Deus fez com que o homem caísse num sono profundo. Enquanto ele dormia, Deus tirou uma das suas costelas e fechou a carne naquele lugar. 22- Dessa costela o Senhor formou uma mulher e a levou ao homem. 23- Então o homem disse: ‘Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem’. 24- É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.”. Gn 4.1-2: “1- Adão teve relações com Eva, a sua mulher, e ela ficou grávida. Eva deu à luz um filho e disse: – Com a ajuda de Deus, o Senhor, tive um filho homem. E ela pôs nele o nome de Caim. 2- Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas, e Caim era agricultor.”.
2. Maria, a mãe mais abençoada do mundo: Diz a Bíblia, em Lucas 1. 26-38 – NTLH: “26- Quando Isabel estava no sexto mês de gravidez, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. 27- O anjo levava uma mensagem para uma virgem que tinha casamento contratado com um homem chamado José, descendente do rei Davi. Ela se chamava Maria. 28- O anjo veio e disse: – Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você. 29- Porém Maria, quando ouviu o que o anjo disse, ficou sem saber o que pensar. E, admirada, ficou pensando no que ele queria dizer. 30- Então o anjo continuou: – Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. 31- Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. 32- Ele será um grande homem e será chamado de Filho do Deus Altíssimo. Deus, o Senhor, vai fazê-lo rei, como foi o antepassado dele, o rei Davi. 33- Ele será para sempre rei dos descendentes de Jacó, e o Reino dele nunca se acabará. 34- Então Maria disse para o anjo: – Isso não é possível, pois eu sou virgem! 35- O anjo respondeu: – O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus. 36- Fique sabendo que a sua parenta Isabel está grávida, mesmo sendo tão idosa. Diziam que ela não podia ter filhos, no entanto agora ela já está no sexto mês de gravidez. 37- Porque para Deus nada é impossível. 38- Maria respondeu: – Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora.
3. Mãe é a expressão do Amor de Deus. Ser mãe é uma dádiva de Deus. Ser mãe é receber de Deus um sublime dom: Gera posteridade.
Ser mãe é receber um singelo dom, pois não existe outra forma de gerar o homem a não ser do ventre de uma mãe.
Ser mãe é receber um perpétuo dom. Dizem que cada criança que nasce é um telegrama de Deus anunciando que ainda ama o homem.
Elas devem ser honradas por serem mães, mesmo que seus conselhos ou práticas não devem ser seguidos. Temos na Bíblia histórias de mães magníficas e outras nem tanto. Devemos, logo, afirmar que, embora haja uma imensa influência delas sobre os seus filhos, elas não são responsáveis pelas escolhas que eles fazem. Fonte: Internet.
4. A missão de ser mãe. “Talvez um dos papéis mais preponderantes da mulher destacado na Bíblia, seja o de mãe, embora todos os papéis sejam igualmente reconhecidos. Esse papel de mãe era tão importante nos tempos bíblicos que a esterilidade feminina chegava a ser considerada uma maldição divina, porquanto furtava a mulher de uma de suas funções mais importante na vida. Há casos destacados com especialidade como o de
Sara (Gn 17.15), Raquel (Gn 30), e Ana (I Sm 1.2) – ARC. Fonte: Internet.
Parabéns a todas as mães.
DESTAQUES DA SEMANA
1- As mães, em todos os tempos, são agraciadas pelo amor de Deus em toda a Bíblia Sagrada.
2- Isaac Natan, a alegria da mãe, da avó, da bisavó. Parabéns a todas as gerações de mães.
3- Ana Raquel e sua mãe Ester Farias. Homenagens justas às mães pelo seu dia.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 20: Nossa terra… Poesias. Autor: Besaliel Rodrigues. Macapá/AP: Gráfica Diniz, 1996, 46p. Gênero literário: Poesia.
Neste livro o autor publicou uma coletânea de 30 (trinta poesias). O autor informa que possui mais de mil poesias inéditas. Na época, eu estava na Faculdade, cursando História na Unifap e Direito no CEAP, sentiu a necessidade de promover esta publicação.
Tal conjuntura, diz o autor, estava proporcionando interações com a classe intelectual e cultural de Macapá. O professor Paulo Tarso, presidente da Associação de Escritores do Amapá, o tinha envolvido com tal Confraria e motivado, há muitos anos, a desenvolver este seu lado literário.
O lançamento da obra foi no Salão Plenário do TRE/AP, localizado na Av. Mendonça Jr., 1502, Centro de Macapá. Dentre os convidados, estava o Des. Carmo Antonio. O mesmo prestigiou com cortesia e alegrou o evento com sua presença. Os servidores da Justiça Eleitoral também participaram entusiasmados daquele acontecimento.
ESPECIAL
Utilidade Pública: Dica 020. Curso Livre de Teologia. Você tem desejo de conhecer e estudar mais a Bíblia? Quer ter um Curso de Teologia? Quer conhecer as respostas verdadeiras para aquelas perguntas angustiantes? Então chegou a oportunidade que você esperava.
A Escola Bíblica Dominical, que acontece uma vez por semana, aos domingos, das 8 às 10h30, em todas as unidades da Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá está promovendo o estudo de todos os livros da Bíblia, de Gênesis a Apocalipse. O único custo é a aquisição da revista trimestral, que custa menos de dez reais.
Ester Curso Livre de Teologia, que depois pode ser transformado num bacharelado pela Faculdade de Teologia, possui uma excelente estrutura curricular, a disponibilidade de uma competente plataforma virtual na internet e professores de alto nível nas aulas presenciais.
Você ainda pode participar com sua Família e convidados. A sede do Curso fica no Templo Central da Assembleia de Deus – A Pioneira, localizado na Rua Tiradentes, nº 532, Centro, Macapá/AP.
REFLEXÃO
Tema: A – 1ª Coríntios, capítulo 9.1-2:
Tema: A – 1ª Coríntios, capítulo 9.1-2:
Diz a Bíblia, em 1ª Co 9.1-2: “Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.”.
Embora pareça abrupta a transição co capítulo 8 para o 9, em 1ª Coríntios Paulo não está fugindo completamente da ideia de participação dos coríntios em festas a fim de falar sobre o seu digno direito de ser remunerado por exercer o apostolado. O fato é que, em ambas as sessões, o que está em questão são os direitos.
O apóstolo evidencia que ele tem todo o direito de exigir algo dos coríntios; ele foi o agente de salvação para os crentes daquela localidade, recebeu o apostolado de maneira diferenciada dos demais; Istoé, aqueles crentes eram beneficiários de Paulo, eram seus devedores. Contudo Paulo abriu mão de seus direitos, a fim de ser um exemplo de liberdade e renúncia àquela igreja.
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedorísticas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com a letra “S”: Hoje nossas dicas são de dois locais, dois órgãos indispensáveis na vida dos micros empreendedores e de quem está desempregado: 1. Sebrae – Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas. É desaconselhável abrir um empreendimento próprio pelo rumo, sem fazer antes um adequado estudo prévio, um “plano de negócios” etc. O certo é, antes, buscar orientação corretas a respeito. No Sebrae você encontra orientações técnicas, sugestões de financiamentos e networking (rede de contatos); 2. Sine – Sistema Nacional de Emprego. Para quem está desempregado, o Sine é o primeiro local a ser procurado. Lá você tem inúmeras opções de trabalhos. Onde encontrar o Sebrae e o Sine de sua cidade? Busque o endereço mais próximo de você na internet.